No próximo dia 12, quinta-feira, às 10h, a UFF fará o lançamento do trabalho “O impacto socioeconômico da beleza – de 1995 a 2004”, no auditório da Faculdade de Economia – Rua Tiradentes, 17, prédio anexo, 1º andar, Ingá, Niterói.
O estudo, coordenado pela diretora da Faculdade de Economia, profa. Ruth Helena Dweck, foi encomendado pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), com o objetivo de conhecer melhor este segmento, que apresenta grande crescimento no Brasil.
Aspectos apontados na pesquisa
O trabalho analisa a evolução, na última década, das atividades que giram em torno do conceito de beleza. A pesquisa aborda os aspectos discriminatórios que a beleza assume no mercado de trabalho, afetando salários e ganhos pessoais; o comportamento da população brasileira em relação à aparência, assim como os reflexos econômicos na indústria de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, a qual vem crescendo a uma média de 5% ao ano, e que é um grande empregador da mão-de-obra urbana, principalmente para as mulheres.
Após a apresentação, os responsáveis pela pesquisa estarão à disposição para responder às dúvidas dos jornalistas.