A UFF realiza um trabalho inédito no país, encomendado pela Concessionária Ponte, por meio de convênio firmado entre as duas instituições. Encontra-se em desenvolvimento a análise técnica de produtos nacionais e internacionais indicados para a manutenção do pavimento de concreto de alto desempenho do vão central da Ponte Rio-Niterói.
A substituição do piso asfáltico por uma laje de concreto armado no trecho do vão central, fixada à estrutura por meio de pinos conectores (studs), foi a solução da engenharia para resolver um defeito “congênito” do pavimento e, ao mesmo tempo, contribuir para o reforço estrutural do maior vão em viga reta do mundo.
O defeito consistia na não aderência do piso de asfalto à chapa da estrutura metálica e, como conseqüência, o pavimento ali desagregava e os serviços de manutenção e tapa-buracos eram diários, gerando interferências no trânsito e muito desconforto aos usuários.
O projeto foi bem sucedido e somente cinco anos após a sua implantação a Ponte busca com a Escola de Engenharia o material mais adequado para a manutenção daquele trecho.
Com o nome de “Avaliação do Desempenho de Produtos e Técnicas para Tratamento de Fissuras em Pavimento de Concreto”, o projeto coordenado pelo professor Ivan Ramalho é realizado pelo Laboratório de Materiais de Construção da Escola de Engenharia da UFF e apontará os materiais mais adequados para a manutenção do piso do vão central.
Diversas empresas forneceram seus produtos, para análise técnica pela universidade. Para o ensaio dos materiais foi construída, no pátio da Escola, uma laje de 20 metros quadrados, dividida em placas para aplicação e avaliação dos produtos.
A primeira etapa de ensaios, eliminatória, testou a alteração do atrito na textura superficial do concreto provocada pela aplicação dos produtos.
A segunda fase, classificatória, testou a penetrabilidade dos materiais no concreto e sua capacidade de preenchimento de fissuras finas.
Atendendo ao convênio, como resultado de uma parceria confiável, a universidade em breve indicará à Ponte os produtos que, submetidos ao processo seletivo, revelaram as melhores qualidades para a conservação do pavimento de concreto do vão central.