A UFF e a Fundação Alexandre de Gusmão (Funag), órgão vinculado ao Ministério das Relações Exteriores, firmaram convênio para apoio de estudos sobre a Argentina nesta quinta-feira, dia 19 de janeiro, na Sala dos Conselhos, na Reitoria.
Estiveram presentes o reitor, professor Cícero Mauro Fialho Rodrigues, a presidente da Funag, embaixadora Maria Stela Pompeu Brasil Frota, o pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa, professor Luiz Antônio Botelho Andrade e o diretor do Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais, Carlos Henrique Cardim.
Para a embaixadora Maria Stela, esta parceria visa a compra de livros referentes à Argentina para as bibliotecas da UFF, estimular teses de mestrado e doutorado e também apoiar os professores durante períodos de estudos naquele país. “Conhecê-la é essencial, já que a Argentina é o segundo maior parceiro comercial do Brasil, perdendo apenas para os Estados Unidos” destacou a embaixadora.
A Funag já mantém convênio semelhante com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que desenvolve estudos sobre a África do Sul. Na UFF, a pós-graduação em relações internacionais possui um núcleo de estudo sobre as relações entre Brasil e Argentina em parceria com a Universidad Nacional de Rosario. A Universidad de Buenos Aires também possui convênios com o Departamento de Antropologia e com um grupo de pesquisa em Direito Internacional da Faculdade de Direito.