Eu sou: Técnico | Docente | Estudante

Notícias e avisos mais recentes

Projeto Barco Escola incentiva ingresso de alunos da rede pública nas universidades

Teoria e prática em projeto Barco Escola da UFF

Promover educação de qualidade e gerar energia sustentável são tarefas complexas e aparentemente distintas, mas o Projeto Barco Escola, desenvolvido pela Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente consegue integrá-las com sucesso. Esta é mais uma iniciativa da UFF que foca no ensino e no desenvolvimento tecnológico e científico e reflete a busca por soluções que beneficiem diretamente a sociedade.

Direitos humanos: UFF revalida diploma de engenheiro refugiado

Anas Abdulrjab se formou em Engenharia de Telecomunicações na Líbia

Há 69 anos, no dia 10 de dezembro, era adotada e proclamada a Declaração Universal dos Direitos Humanos pela Assembleia Geral das Nações Unidas, por meio  da resolução 217 A III, que estabeleceu a proteção universal a todos os cidadãos do mundo. No próximo domingo, quando será comemorado o Dia Internacional dos Direitos Humanos, o sírio Anas Abdulrjab poderá celebrar duplamente, por ter encontrado no Brasil o acolhimento necessário para se refugiar e fixar residência e também pela conquista da revalidação do seu diploma de engenheiro pela UFF.

Prêmios de Excelência: UFF reconhece talentos de sua comunidade científica

A UFF é uma das maiores instituições de pesquisa do Brasil, contando em 2016 com quase quatro mil professores e mais de seis mil alunos na pós-graduação, além de um elevado índice de qualificação de corpo docente (4,5), demostrando a relação da qualidade do seu ensino com o volume de pesquisas desenvolvidas por sua comunidade acadêmica. Com uma produção científica tão expressiva, é necessário reconhecer os talentos, estimulando a construção de conhecimento relevante.

Mobilidade urbana: projetos da UFF incentivam uso de bicicleta em Niterói

Em todo o mundo o uso da bicicleta como meio de transporte tem sido cada vez mais difundido, não só para lazer, mas também para as atividades cotidianas. No Brasil, entretanto, o planejamento das cidades ainda prioriza os transportes motorizados, causando problemas urbanos como engarrafamentos, poluição e economia. Por considerar urgente que a mobilidade seja repensada pela sociedade, a UFF incentiva ações de sustentabilidade através de diversos projetos na área.

UFF atua com jovens do Preventório na prevenção ao uso de drogas

UFF focada na prevenção

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde Escolar (PeNSE (https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv97870.pdf) de 2016, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aumentou o número de estudantes do ensino fundamental, entre 13 e 15 anos, que já usaram algum tipo de droga. O consumo de drogas lícitas, como álcool e cigarro, subiu de 50,3%, em 2012, para 55,5% em 2015.

Na luta pela igualdade étnico-racial, UFF implanta cotas na pós-graduação

A política de cotas é uma forma de minimizar as desigualdades étnico-raciais no Brasil

O ex-secretário Geral da Organização das Nações Unidas, Kofi Annan, ao discursar na assembleia da ONU em 2001, afirmou que as “minorias étnicas no mundo continuam a ser desproporcionalmente pobres, (...) afetadas pelo desemprego, (...) menos escolarizadas, (...) sub-representadas nas estruturas políticas e super-representadas nas prisões”. Infelizmente, quase dezessete anos depois, essa ainda é uma realidade a ser combatida.

Audiência pública na UFF debate propriedade e uso do Morro do Gragoatá

Morro do Gragoatá

Na última quinta-feira, 16 de novembro,  foi realizada no auditório da Escola de Engenharia, audiência pública para tratar da propriedade e do uso do solo do Morro do Gragoatá. Convocada pelo reitor da Universidade Federal Fluminense, Sidney Mello, a iniciativa representa a preocupação da gestão em tratar as questões de forma democrática e responsável.

UFF consegue recursos para obras no Cine Icaraí e no Instituto de Química

UFF consegue verba para reabertura do Cine Icaraí, importante marco cultural na história de Niterói

O reitor da UFF, Sidney Mello, se reuniu em Brasília, na última segunda-feira, 13 de novembro, com o secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC), Paulo Barone, para negociar a liberação de verbas para a conclusão do projeto executivo do Cine Icaraí e das obras do Instituto de Química.

Para a reabertura do Cine Icaraí, fechado desde 2006, o MEC liberou R$ 1 milhão. O recurso contribuirá para transformação do espaço em um centro cultural e sede da Orquestra Sinfônica Nacional e da Companhia de Ballet de Niterói.

Huap oferece à população serviço de alergia e imunologia único na região

Fonte: Shutterstock

Em sua busca constante por diagnósticos e tratamentos cada vez mais eficazes, o Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap), através do Serviço de Alergia e Imunologia Clínica, oferece de forma gratuita para a população diversos procedimentos especializados como os tratamentos de rinite, asma, dermatite atópica, imunodeficiência e urticária crônica. Atualmente, são beneficiados pelo serviço em torno de 2500 pacientes ao ano.

Alunos da UFF são contemplados em Prêmio Capes de Teses

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou o resultado do Prêmio Capes de Teses 2017 concedido às melhores teses de doutorado defendidas em 2016. A premiação consiste em diploma, medalha e bolsa de pós-doutorado nacional de até doze meses para os pesquisadores premiados. A cerimônia de entrega dos prêmios acontece no dia 07 de dezembro de 2017, em Brasília.

Odontologia da UFF inaugura clínica para pesquisa e atendimento gratuito da população

A UFF inaugurou na última quinta-feira, dia 26 de outubro, o Laboratório Associado de Pesquisa Clínica em Odontologia para atendimento gratuito à população. O setor desenvolverá estudos em humanos abrangendo biologia molecular, histoquímica, imuno-histoquímica, tomografia nas especialidades de Cirurgia, implantodontia, Periodontia e Patologia da Odontologia.

Pesquisadores da UFF criam tecnologia para diagnóstico médico à distância

Tecnologia e medicina são aliadas da população em projeto da UFF - Crédito: Freepik

O Sistema de Saúde Holográfica, desenvolvido por pesquisadores da UFF, levará acompanhamento médico virtual para locais distantes e de difícil acesso. Através do Projeto Telessaúde da UFF, moradores do interior do Acre, Amazonas e Pará, por exemplo, poderão receber atendimento clínico ágil e de qualidade. A iniciativa, que visa contribuir para a saúde e bem-estar da população, é uma parceria com o Exército e a Marinha do Brasil e conta com suporte financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

Dose de Ciência: UFF propõe democratização do conhecimento científico

Buscando popularizar a ciência, a UFF tem apresentado diferentes projetos que transpõem o conhecimento científico para além dos muros da universidade. A mais recente iniciativa de democratização científica é o Dose de Ciência, evento que terá sua primeira edição realizada pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Proppi) na próxima quarta-feira, 25 de outubro.

Atendimento psicológico da UFF beneficia população de Campos e região

O curso de Psicologia da UFF de Campos dos Goytacazes, no norte fluminense, oferece à população, desde agosto de 2014, atendimento gratuito especializado no Serviço de Psicologia Aplicada Elizabeth Chacur Juliboni (SPA). Nesses pouco mais de três anos, a iniciativa já contemplou cerca de 600 pessoas não só da cidade, como de municípios vizinhos.

Ciência das ciências: Agenda Acadêmica 2017 desmistifica a Matemática

A matemática está em tudo - Crédito: Freepik

A UFF promoverá entre 23 a 29 de outubro a 14ª Agenda Acadêmica, edição de 2017. Com o tema “A matemática está em tudo”, o evento vai mobilizar alunos, professores e servidores técnicos administrativos dos campi de Niterói, Angra dos Reis, Campos dos Goytacazes, Macaé, Nova Friburgo, Rio das Ostras, Santo Antônio de Pádua, Volta Redonda e Petrópolis.

UFF aperfeiçoa processos com foco em agilidade, eficiência e transparência

Reitoria da UFF

A UFF, por meio da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), vem aperfeiçoando as práticas de gestão, governança e levantamento de processos na universidade. O objetivo da iniciativa é mapear e otimizar o fluxo dos principais processos de trabalho da instituição, com a finalidade de obter maior eficiência em seu desempenho. A estratégia se destina também ao registro e divulgação do conhecimento institucional, ampliando de uma forma geral, a transparência, agilidade e eficiência nos serviços oferecidos pela instituição neste final de década e principalmente para os anos de 2020.

Feira Orgânica da UFF une conhecimento científico e saber popular

Criada em outubro de 2016, a Feira Orgânica e Agroecológica da Faculdade de Nutrição acontece toda terça-feira, das 8h às 16h, no campus do Valonguinho, e entrou para a programação não só dos alunos da UFF, mas também da população de Niterói. O que começou como um evento durante a Agenda Acadêmica realizada pela universidade, é hoje um ambiente para venda de produtos orgânicos e, principalmente, para troca de conhecimento entre estudantes e produtores.

Páginas

Latest NewsÚltimas notíciasQualidade: Top 10 - últimos 2 mesesRepresentatividade: Top 10 - últimos 2 mesesPolíticas da reitoria: Top 10 - últimos 2 mesesImpacto social: Top 10 - últimos 2 meses
Subscrever Latest News