icone pessoasEu sou: Técnico | Docente | Estudante

Notícias e avisos mais recentes

Avaliação institucional: UFF cresce com participação de alunos e docentes

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) manterá aberto até o próximo dia 30 de abril o acesso ao questionário de autoavaliação institucional de 2017 para professores e alunos da UFF. Para participar, basta entrar no site IdUFF e responder às perguntas dos seguintes formulários: autoavaliação, avaliação institucional e de disciplinas.

UFF inaugura primeiro Museu de Memes do Brasil

Museu de Memes

A Universidade Federal Fluminense, através do Departamento de Estudos Culturais e Mídia, surpreendeu com sua criatividade ao inaugurar um museu virtual que, além de fornecer amplo acervo, propõe o estudo dos memes - fenômeno cultural típico da internet - como objeto de pesquisa. Quem pensa que memes são apenas uma nova forma de gerar humor nas redes sociais, pode segurar esse forninho.

Programa de Pós-Graduação em Geociências: 45 anos com foco nas questões ambientais

Programa de Pós-Graduação em Geoquímica: 45 anos - Foto: Divulgação

Fundado em 1972, o Programa de Pós-graduação em Geoquímica, ligado ao Programa de Geociências, completa 45 anos neste ano. Até aproximadamente o final da década de 70, o enfoque de suas pesquisas era na geoquímica clássica. A partir daí, deu-se início a um movimento voltado para o meio ambiente, com a formação de grupos multidisciplinares, aulas em tempo integral e professores estrangeiros incorporados ao seu quadro docente, cuja pesquisa de alinhava à questão ambiental.

UFF mapeia tecnologias sociais desenvolvidas por sua comunidade

Tecnologia social

Professores, servidores técnico-administrativos e alunos da UFF têm até o dia 30 de abril para realizar inscrição no Mapeamento de Tecnologias Sociais, promovido pela Divisão de Inovação e Tecnologias Sociais da Agência de Inovação (Agir), vinculada à Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Proppi). O levantamento busca identificar, mapear, documentar, catalogar e divulgar soluções inovadoras desenvolvidas em diferentes áreas do ensino, pesquisa e extensão da universidade.

UFF intensifica intercâmbio cultural com a África

Os reitores Aires Bruzaca e Sidney Mello com a ministra Andrea Watson

A missão de cooperação internacional entre a UFF e a Universidade de São Tomé e Príncipe (USTP), com parceria da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), resultou na publicação da obra “São Tomé e Príncipe Plural”. O livro, lançado no último dia 29 de março, no Centro de Artes UFF (Ceart), apresenta as perspectivas de diálogo e vivências oriundas da inserção de professores, estudantes e técnicos brasileiros na realidade local e da capacitação nas áreas de educação, comunicação e cultura, com amplo envolvimento de sua comunidade.

Emendas parlamentares asseguram mais verbas para a UFF

Plenário da Câmara de Deputados

O Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2017 (Ploa), aprovado pelo Congresso Nacional em dezembro passado, exigiu que a UFF colocasse em prática alternativas para garantir a continuidade dos investimentos: intensificar os diálogos com deputados e senadores com o objetivo de obter mais recursos para a universidade, por meio de emendas parlamentares, bem como garantir seu uso transparente e eficiente.

SEI garantirá fim de processos em papel na UFF

A Universidade Federal Fluminense está a um passo de entrar em uma nova era na sua rotina de trabalho com a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Os principais objetivos da plataforma digital são agilizar a tramitação e o desempenho dos processos na UFF, aumentando a celeridade, produtividade, transparência e a satisfação do usuário.

Acolhimento Estudantil comemora 10 anos e promete surpresas para calouros da UFF

A UFF realizará nesta sexta-feira, dia 24, a partir das 9h, na quadra do Instituto de Educação Física, no Campus do Gragoatá, o seu tradicional evento de recepção aos calouros: o Programa de Acolhimento Estudantil (PAE), que completa 10 anos. Pioneira neste tipo de recepção aos novos alunos, a iniciativa foi criada em 2007 pelo então pró-reitor de Assuntos Acadêmicos, professor Sidney Mello, hoje reitor da universidade. A abertura contará com uma apresentação do UFF Breakers Cheerleading, grupo de alunos que fazem ginástica, acrobacias e dança.

Rio Paraíba do Sul é tema de documentário premiado da UFF Volta Redonda

As questões ambientais que envolvem o rio Paraíba do Sul, que banha os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, despertaram o interesse de alunos e professores da Faculdade de Direito da UFF de Volta Redonda. O trabalho rendeu uma pesquisa e a produção de um documentário premiado pelo Canal Futura. A iniciativa teve a parceria do grupo de pesquisa Direitos Humanos, Comunicação e Mídia (DHC Mídia), da TV Universitária de Volta Redonda (TVR) e do Grupo de Estudos em Meio Ambiente e Direito (Gemadi).

Repositório Institucional da UFF facilita acesso a pesquisas

Com o objetivo de reunir, preservar, disseminar, promover e dar acesso à produção técnico-científica da instituição, a Universidade Federal Fluminense institui política para depósito no seu Repositório Institucional, o RIUFF. Artigos científicos, teses de doutorado, dissertações, bem como outros tipos de documentos eletrônicos podem ser consultados, via internet, de forma livre e gratuita.

Alunos da UFF produzem tecnologias para pessoas com deficiência

Imagem ilustrativa

O curso de graduação em Desenho Industrial da UFF está trazendo para a sala de aula a prática do design inclusivo e de cunho social, por meio da disciplina Projeto 4, com ênfase em Tecnologias Assistivas e de Reabilitação. Quem ministra a disciplina é o professor Giuseppe Amado, que incentiva a elaboração de produtos voltados para pacientes com deficiências ou em processo de reabilitação – como bengalas, objetos adaptados e jogos que melhoram a interação, entre outros.

Livro de professora da UFF analisa relação entre religiosidade e tráfico

Christina Vital

Anos de estudo de campo em favelas e periferias do Rio de Janeiro levaram a professora da UFF Christina Vital a concluir que a ascensão das igrejas pentecostais reconfigurou a relação entre religião e tráfico. As pesquisas realizadas no complexo de favelas de Acari, entre 1996 e 2009, e no morro Dona Marta, de 2005 a 2009, sinalizaram o crescimento do que a pesquisadora chama de “gramática pentecostal” – visão de mundo baseada em crenças que afetam a economia, a política, a cultura, a sociabilidade e até mesmo a criminalidade nesses espaços.

Intercâmbio inspira estudante da UFF a escrever romance sobre viagens

Pedro no Vietnã

Dezoito meses de intercâmbio no exterior inspiraram o aluno do curso de Engenharia de Produção da UFF Pedro Franklin, 24 anos, a escrever um livro para motivar outros viajantes. Ele estudou na Austrália nos anos de 2015 e 2016 pelo Programa Ciência sem Fronteiras e, na ocasião, conheceu países como China, Japão, Camboja, Nova Zelândia e Vietnã. O livro eletrônico “The Man Who Wanted to Travel: The Journey Is More Important Than The Destination” é um dos best-sellers do portal de vendas Amazon.

UFF realiza projetos de comunicação comunitária e publicidade social

Ligado ao Departamento de Comunicação Social da UFF, especificamente ao curso de Publicidade e Propaganda, o Laboratório de Investigação de Comunicação Comunitária e Publicidade Social (Laccops) tem o intuito de mapear projetos em comunidades e realizar um trabalho conjunto com os moradores locais. Criado oficialmente em 2014 pela professora e coordenadora, Patrícia Saldanha, porém com pesquisas realizadas desde 2009, o Laccops conta com a participação de cinco professores e alunos de graduação e pós-graduação.

Prêmios de Excelência 2016: UFF homenageia professores e alunos

Prêmios de Excelência da UFF - Foto: Divulgação

A Universidade Federal Fluminense realiza nesta quinta-feira, 15 de dezembro, mais uma edição da Láurea Acadêmica dos Prêmios de Excelência. O prêmio é concedido anualmente aos docentes que se destacaram como líderes de pesquisa nas suas respectivas áreas de conhecimento. Em 2016, a novidade é que alunos também receberão a honraria. A cerimônia de premiação ocorrerá às 14h no Auditório do Núcleo de Estudos em Biomassa e Gerenciamento de Águas, NAB, no campus da Praia Vermelha.

Pesquisadores da UFF discutem sexualidade sob a perspectiva do direito

SDD em sua primeira jornada - Foto: Divulgação

Fundado no final de 2014 pelo professor Eder Fernandes, do Departamento de Direito Privado, o grupo de pesquisa "Sexualidade, Direito e Democracia" (SDD) desenvolve pesquisas jurídicas interdisciplinares por meio dos conceitos de sexualidade, governança e poder. Atualmente é composto por 23 pesquisadores, sendo 18 alunos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito, cinco graduandos de iniciação científica e orientandos de trabalhos de conclusão de curso.

UFF define plano de práticas sustentáveis

Com o intuito de consolidar diretrizes de sustentabilidade únicas para todos os campi da UFF, a universidade se prepara para o lançamento do seu primeiro Plano de Logística Sustentável (PLS). A criação deste plano, a partir da demanda do governo federal, alinha-se ao documento de Motivação Institucional da Universidade Federal Fluminense que aplicará conceitos de sustentabilidade na gestão administrativa e acadêmica da instituição.

Páginas

Latest NewsÚltimas notíciasQualidade: Top 10 - últimos 2 mesesRepresentatividade: Top 10 - últimos 2 mesesPolíticas da reitoria: Top 10 - últimos 2 mesesImpacto social: Top 10 - últimos 2 meses
Subscrever Latest News