icone pessoasEu sou: Técnico | Docente | Estudante

Notícias e avisos mais recentes

Décima edição do Acolhimento Estudantil promete surpresas para calouros da UFF

A UFF realizará nesta sexta-feira, dia 24, a partir das 9h, na quadra do Instituto de Educação Física, no Campus do Gragoatá, o seu tradicional evento de recepção aos calouros: o Programa de Acolhimento Estudantil (PAE), que completa 10 anos. Pioneira neste tipo de recepção aos novos alunos, a iniciativa foi criada em 2007 pelo então pró-reitor de Assuntos Acadêmicos, professor Sidney Mello, hoje reitor da universidade. A abertura contará com uma apresentação do UFF Breakers Cheerleading, grupo de alunos que fazem ginástica, acrobacias e dança.

Rio Paraíba do Sul é tema de documentário premiado da UFF Volta Redonda

As questões ambientais que envolvem o rio Paraíba do Sul, que banha os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, despertaram o interesse de alunos e professores da Faculdade de Direito da UFF de Volta Redonda. O trabalho rendeu uma pesquisa e a produção de um documentário premiado pelo Canal Futura. A iniciativa teve a parceria do grupo de pesquisa Direitos Humanos, Comunicação e Mídia (DHC Mídia), da TV Universitária de Volta Redonda (TVR) e do Grupo de Estudos em Meio Ambiente e Direito (Gemadi).

Repositório Institucional da UFF facilita acesso a pesquisas

Com o objetivo de reunir, preservar, disseminar, promover e dar acesso à produção técnico-científica da instituição, a Universidade Federal Fluminense institui política para depósito no seu Repositório Institucional, o RIUFF. Artigos científicos, teses de doutorado, dissertações, bem como outros tipos de documentos eletrônicos podem ser consultados, via internet, de forma livre e gratuita.

Alunos da UFF produzem tecnologias para pessoas com deficiência

Imagem ilustrativa

O curso de graduação em Desenho Industrial da UFF está trazendo para a sala de aula a prática do design inclusivo e de cunho social, por meio da disciplina Projeto 4, com ênfase em Tecnologias Assistivas e de Reabilitação. Quem ministra a disciplina é o professor Giuseppe Amado, que incentiva a elaboração de produtos voltados para pacientes com deficiências ou em processo de reabilitação – como bengalas, objetos adaptados e jogos que melhoram a interação, entre outros.

Livro de professora da UFF analisa relação entre religiosidade e tráfico

Christina Vital

Anos de estudo de campo em favelas e periferias do Rio de Janeiro levaram a professora da UFF Christina Vital a concluir que a ascensão das igrejas pentecostais reconfigurou a relação entre religião e tráfico. As pesquisas realizadas no complexo de favelas de Acari, entre 1996 e 2009, e no morro Dona Marta, de 2005 a 2009, sinalizaram o crescimento do que a pesquisadora chama de “gramática pentecostal” – visão de mundo baseada em crenças que afetam a economia, a política, a cultura, a sociabilidade e até mesmo a criminalidade nesses espaços.

Intercâmbio inspira estudante da UFF a escrever romance sobre viagens

Pedro no Vietnã

Dezoito meses de intercâmbio no exterior inspiraram o aluno do curso de Engenharia de Produção da UFF Pedro Franklin, 24 anos, a escrever um livro para motivar outros viajantes. Ele estudou na Austrália nos anos de 2015 e 2016 pelo Programa Ciência sem Fronteiras e, na ocasião, conheceu países como China, Japão, Camboja, Nova Zelândia e Vietnã. O livro eletrônico “The Man Who Wanted to Travel: The Journey Is More Important Than The Destination” é um dos best-sellers do portal de vendas Amazon.

UFF realiza projetos de comunicação comunitária e publicidade social

Ligado ao Departamento de Comunicação Social da UFF, especificamente ao curso de Publicidade e Propaganda, o Laboratório de Investigação de Comunicação Comunitária e Publicidade Social (Laccops) tem o intuito de mapear projetos em comunidades e realizar um trabalho conjunto com os moradores locais. Criado oficialmente em 2014 pela professora e coordenadora, Patrícia Saldanha, porém com pesquisas realizadas desde 2009, o Laccops conta com a participação de cinco professores e alunos de graduação e pós-graduação.

Prêmios de Excelência 2016: UFF homenageia professores e alunos

Prêmios de Excelência da UFF - Foto: Divulgação

A Universidade Federal Fluminense realiza nesta quinta-feira, 15 de dezembro, mais uma edição da Láurea Acadêmica dos Prêmios de Excelência. O prêmio é concedido anualmente aos docentes que se destacaram como líderes de pesquisa nas suas respectivas áreas de conhecimento. Em 2016, a novidade é que alunos também receberão a honraria. A cerimônia de premiação ocorrerá às 14h no Auditório do Núcleo de Estudos em Biomassa e Gerenciamento de Águas, NAB, no campus da Praia Vermelha.

Pesquisadores da UFF discutem sexualidade sob a perspectiva do direito

SDD em sua primeira jornada - Foto: Divulgação

Fundado no final de 2014 pelo professor Eder Fernandes, do Departamento de Direito Privado, o grupo de pesquisa "Sexualidade, Direito e Democracia" (SDD) desenvolve pesquisas jurídicas interdisciplinares por meio dos conceitos de sexualidade, governança e poder. Atualmente é composto por 23 pesquisadores, sendo 18 alunos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito, cinco graduandos de iniciação científica e orientandos de trabalhos de conclusão de curso.

UFF define plano de práticas sustentáveis

Com o intuito de consolidar diretrizes de sustentabilidade únicas para todos os campi da UFF, a universidade se prepara para o lançamento do seu primeiro Plano de Logística Sustentável (PLS). A criação deste plano, a partir da demanda do governo federal, alinha-se ao documento de Motivação Institucional da Universidade Federal Fluminense que aplicará conceitos de sustentabilidade na gestão administrativa e acadêmica da instituição.

UFF de Campos desenvolve projeto em presídio feminino

A vida reclusa das internas faz com que muitas delas sintam falta de pessoas da sociedade que se preocupem com elas

A Coordenação do Curso de Psicologia/Laboratório de Estudos, Pesquisas e Práticas em Educação, Sexualidade e  Psicanálise (Lepesp) da Universidade Federal Fluminense (UFF) e o presídio feminino Nilza da Silva Santos, ambos de Campos dos Goytacazes, firmaram uma parceria para proporcionar atividades ocupacionais e de escuta clínica, dinâmicas de grupo e oficinas diversas às internas, com início neste mês.

Laboratório de Geometria da UFF democratiza o ensino da Matemática

Imagem ilustrativa

Com a disponibilidade de tecnologias cada vez mais atrativas, fazer com que os alunos se concentrem no que está sendo ensinado é atualmente um dos maiores desafios para os professores em sala de aula. E se a disciplina em questão for a Matemática, complexa para grande parte dos alunos, esse desafio se torna ainda maior. Focado nessa questão, o Laboratório de Ensino de Geometria (LEG) da UFF propõe formas de dinamizar o ensino, através de situações motivadoras, como jogos e recreações.

UFF debate os desafios da pesquisa na Universidade

Imagem ilustrativa

“A Voz da Pesquisa” é uma iniciativa da UFF, através da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Proppi), que tem por objetivo ouvir os pesquisadores da universidade, por meio de reuniões e palestras com o intuito de debater e criar soluções para os problemas enfrentados por esses profissionais ao desenvolverem seus projetos. A primeira reunião, realizada em setembro, contou com a presença de pesquisadores da instituição e foi mediada pelo coordenador de pesquisa, Walter Lilenbaum.

UFF se destaca no cenário científico internacional

Hospital da UCSF, onde fica o laboratório em que foi realizada a pesquisa - Foto: Divulgação

A UFF, através do Programa de Pós-Graduação em Patologia, avança e reafirma sua inserção no âmbito científico internacional. O aluno de doutorado do programa, Marcos Gabriel Pinheiro, é um dos autores do artigo publicado em um relevante periódico, “Science Translational Medicine”, voltado à área médica e criado em 2009 pela Associação Americana para o Avanço da Ciência.

Tratamento de câncer: projeto da UFF utiliza conceitos do Nobel de Química

 Da esquerda para direita, os laureados Jean-Pierre Sauvage, Sir Fraser Stoddart e Bernard Feringa

No último dia 5 de outubro, a Real Academia de Ciências da Suécia divulgou os laureados com o Nobel de Química de 2016. O prêmio foi concedido ao escocês Sir Fraser Stoddart, ao francês Jean-Pierre Sauvage e ao holandês Bernard Feringa por suas pesquisas de planejamento, síntese e funcionamento de máquinas moleculares artificiais, também chamadas de nanomáquinas. Essas “menores máquinas do mundo” são uma realidade próxima da professora e pesquisadora do Departamento de Química Inorgânica da UFF, Célia Machado Ronconi.

Faculdade de Nutrição cria tecnologia inovadora para armazenar leite humano

Promoção, proteção e apoio à amamentação

O leite materno é um alimento essencial para os recém-nascidos. É importante tanto para a sua sobrevivência quanto para a qualidade de vida. Rico em nutrientes, ajuda na prevenção da enterocolite necrotizante, doença que causa lesões e inflamações na superfície interna do intestino, e de infecções em geral.

Programa SOS Mulher no Huap: atendimento às vítimas de violência sexual

Logo do programa 'Mulher, viver sem violência', coordenado pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres

Angústia, dúvida, medo, vergonha, dores físicas e emocionais. Esses são alguns dos sentimentos que a equipe multidisciplinar do Programa de extensão SOS Mulher busca aliviar nas mulheres que chegam ao Hospital Universitário Antonio Pedro (Huap) após sofrerem algum tipo de violência, principalmente sexual. Em atividade há quase 15 anos, o SOS Mulher atende, 24 horas por dia, a mulheres que chegam ao Serviço de Obstetrícia, comumente chamado de maternidade do hospital.

Páginas

Latest NewsÚltimas notíciasQualidade: Top 10 - últimos 2 mesesRepresentatividade: Top 10 - últimos 2 mesesPolíticas da reitoria: Top 10 - últimos 2 mesesImpacto social: Top 10 - últimos 2 meses
Subscrever Latest News