Notícias e avisos mais recentes

Quando a clínica se transforma em camarim: projeto da UFF recupera saúde bucal e autoestima de mulheres com câncer

Num dos mais clássicos contos de fada da humanidade, chamado Cinderela, uma bela e maltrapilha jovem, que tinha a vida controlada pela madrasta, consegue escapar da prisão onde morava para ir ao encontro de um príncipe, em um baile, com a ajuda de sua fada madrinha. Não por acaso, esse é também o nome do projeto da Faculdade de Odontologia da UFF que acolhe mulheres com câncer para o tratamento de afecções bucais e resgate de sua autoestima.

O céu é o limite: equipe da UFF produz foguete e se prepara para competição internacional

Você já ouviu falar em foguetemodelismo? Desde junho de 2018, a UFF conta com uma equipe de alunos de diversos cursos que projeta e fabrica foguetes - desde a construção do esqueleto externo até a fabricação do combustível.

Parceria entre UFF e Prefeitura de Niterói ampliará acesso de deficientes auditivos às informações de saúde

Iniciativa visa aumentar a acessibilidade e visibilidade do deficiente auditivo nos espaços públicos de saúde.

Com foco na acessibilidade e inclusão, uma parceria entre a UFF e a Prefeitura Municipal de Niterói, através da Fundação Municipal de Saúde (FMS), possibilitará a inovação na criação e confecção dos produtos de divulgação do órgão. Desde 25 de julho, boa parte dos cartazes, folhetos, banners e cartilhas produzidos pelo setor de artes gráficas da FMS passaram a receber um QR Code, que ao ser carregado no smartphone de um usuário com deficiência auditiva, possibilitará a obtenção de outras informações sobre o assunto, além das inseridas no material gráfico.

Nota das IFES do Estado do Rio de Janeiro sobre a consulta pública do Programa Future-se

future-se

O Ministério da Educação apresentou para consulta pública o programa Future-se, que teria como objetivo o fortalecimento da autonomia administrativa, financeira e de gestão das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes). Algumas premissas devem ser consideradas cláusulas pétreas que antecedem a possibilidade de adesão a esse ou qualquer outro programa:

1) garantia da autonomia universitária estabelecida pelo artigo 207 da Constituição brasileira;

2) contratação exclusivamente através de concursos públicos para as atividades-fim das Ifes;

Laboratório da UFF com acelerador de partículas recebe conferência internacional

Entre os dias 29 de julho e 2 de agosto, a UFF sediará a 1ª Conferência Latino-Americana de Radiocarbono. O evento, realizado em Niterói, representa uma etapa importante do reconhecimento de pesquisas sobre radioatividade na América Latina — região que teve seu primeiro laboratório especializado em datação de carbono 14 com acelerador de partículas no Instituto de Física da universidade.

Início do controle biométrico de frequência e outras informações

Foto de máquina de ponto eletrônico

A partir da próxima segunda-feira, 22 de julho, todos os servidores técnico-administrativos da Universidade Federal Fluminense devem, obrigatoriamente, registrar o controle biométrico de frequência, em cumprimento à ordem judicial. No site da UFF, há um FAQ com respostas para as perguntas mais comuns e um vídeo apresentando o ponto.

Diversão na sala de espera: projeto da UFF estimula leitura de jovens que aguardam atendimento no Huap

Criança brincando

Esperar por atendimento médico, em clínicas e hospitais, para muitas pessoas é uma experiência de tempo perdido, mas no Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência do ambulatório do Hospital Universitário Antonio Pedro (Huap), esse momento é de tempo aprendido. Desde 2017 funciona no hospital um projeto de extensão de estímulo à leitura de livros literários infanto-juvenis, por meio da implantação de um ponto de leitura no ambulatório.

Almoço de confraternização e troca de experiências entre ex-reitores e a gestão atual

Um dia para lembrar, aprender e confraternizar. Assim foi o almoço que recebeu cinco ex-reitores na Universidade Federal Fluminense na tarde dessa sexta-feira, 12 de julho. Estiveram presentes no Gabinete do Reitor personagens fundamentais para a história da Universidade, como Jorge Emmanuel Ferreira Barbosa, José Raymundo Martins Romêo, Hildiberto Ramos Cavalcanti de Albuquerque Jr., Cícero Mauro Fialho e Sidney Luiz de Matos Mello; o decano, Heitor Luiz de Moura, a professora Aidyl de Carvalho Preis e o ex-prefeito de Niterói, professor Waldenir de Bragança.

Alunos da Engenharia de Produção de Petrópolis têm projeto premiado em congresso na Tunísia

Alunos Joel Alves e João Pedro presentes na Tunísia para apresentar o projeto no congresso

Uma equipe de alunos de Engenharia de Produção da UFF de Petrópolis recebeu mais uma premiação internacional para a universidade com um projeto sobre aprimoramento de descartes e redução de desperdício pensado para uma empresa na área de soldagem. Os graduandos de Engenharia de Produção alcançaram a terceira colocação na categoria de estudantes em um congresso voltado para a inovação na área de aprendizagem ativa em Engenharia, conhecido como PAEE/ALE, que foi realizado na Tunísia no mês de junho.

Páginas

Latest NewsÚltimas notíciasQualidade: Top 10 - últimos 2 mesesRepresentatividade: Top 10 - últimos 2 mesesPolíticas da reitoria: Top 10 - últimos 2 mesesImpacto social: Top 10 - últimos 2 meses
Subscrever Latest News