Notícias e avisos mais recentes

Projeto de Lei impõe novo corte de 18,31% no orçamento da UFF

O Governo Federal prepara para enviar ao Congresso Nacional o Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) para 2021. No dispositivo a ser apresentado, foi feito um corte de 18,31% na previsão de orçamento da Universidade Federal Fluminense (UFF) para o próximo ano. Esse montante representa uma redução de R$ 32,2 milhões de reais, aplicada de forma vertical a todas as rubricas de despesa discricionária, impactando as verbas de custeio, assistência estudantil e capital da UFF.

Taxa de contaminação por COVID-19 em aldeias indígenas é alarmante, denunciam pesquisadores da UFF

Indígenas sentados lado a lado, em um espaço fechado, abaixo de uma janela aberta

O Cacique Domingos Venite, da Aldeia indígena Sapukai, a maior do estado do Rio de Janeiro, faleceu no final de julho de 2020 em consequência de COVID-19. A triste notícia acabou por reforçar a situação, previamente denunciada por uma equipe de pesquisadores da Universidade Federal Fluminense (UFF), de grande vulnerabilidade dessa população tradicional frente à pandemia.

Estudo da UFF alerta para a importância do isolamento social durante a gestação

Silhueta de uma mulher grávida, de perfil, de frente para uma janela. Foto em preto e branco.

A cada dia que passa, o isolamento social em função da pandemia parece ter menos adeptos no país. As calçadas cada vez mais cheias de gente, nas capitais e interiores dos Estados, sinalizam para a transformação da quarentena em um “novo normal”, situação em que as pessoas circulam com relativa liberdade pelas cidades mas tomando, pelo menos teoricamente, alguns cuidados preventivos.

Projeto da UFF promove ações de regularização fundiária em comunidades do RJ

Durante o isolamento social imposto pela pandemia, é importante que as pessoas possam ficar em casa com segurança e tranquilidade. Entretanto, em algumas localidades, como em favelas e periferias, é comum haver inúmeros casos de moradias irregulares e não legalizadas por seus ocupantes, o que torna mais difícil manter o resguardo e a segurança dessas famílias.

CEPEx aprova calendário de 2020 com aulas remotas a partir de 14 de setembro

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEx) da Universidade Federal Fluminense (UFF) aprovou a reorganização dos Calendários Escolar e Administrativo dos cursos de Graduação para 2020. Com isso, o primeiro semestre letivo de 2020 está marcado para iniciar em 14 de setembro, com duração até 15 de dezembro; e o segundo semestre ocorrerá entre 01 de fevereiro e 10 de maio. De acordo com as evidências científicas atualmente disponíveis, é provável que não haja retorno presencial em 2020.

Projeto da UFF incentiva o debate social sobre violência doméstica

O afastamento social que a população vem vivenciando em função da pandemia de COVID-19, além de modificar profundamente as rotinas familiares, tornou bem mais intensa a convivência diária entre seus membros. Para muitas pessoas, essa tem sido uma oportunidade de estreitar laços afetivos; porém, para as mulheres que vivem relações abusivas, a ocasião está sendo marcada pelo agravamento da violência doméstica, já que estão enfrentando um longo período de isolamento com os agressores dentro de suas próprias casas.

Pesquisa da UFF reconta a história da pandemia a partir de relato dos idosos

Segundo o mais recente relatório da Organização Mundial da Saúde, o Brasil é hoje o segundo país no ranking mundial com o maior número de novos casos e mortes por COVID-19, estando atrás apenas dos Estados Unidos. E dos mais de sessenta mil óbitos registrados até o momento, pelo menos setenta por cento deles, de acordo com diferentes centros de pesquisa do país, advém da população com mais de sessenta anos de idade. Trata-se de uma parcela muito específica da sociedade, comumente colocada à margem dela, muito antes de a pandemia transformar radicalmente os modos de vida de todos.

Humanização: profissionais do Huap proporcionam visitas virtuais a pacientes com COVID-19

Ter um ente querido acometido pela forma mais severa do COVID-19 é motivo de angústia para inúmeras famílias. Com as medidas de restrição, não é possível estar nos hospitais presencialmente para dar suporte a quem precisa ser internado. Sensível a essa realidade, a Equipe de Saúde Mental do Hospital Universitário Antônio Pedro, formada pela Psiquiatra Thabata Luiz (autora do Projeto Visita Virtual) e a Equipe de Psicologia do PsiCOVIDa, estudou maneiras de proporcionar ao paciente hospitalizado um contato com familiares e amigos através da visitação à distância.

UFF libera editais do Programa Integrado de Inclusão Digital e Apoio às Atividades Acadêmicas

A Universidade Federal Fluminense divulgou, nesta semana, novos editais para compor o Programa Integrado de Inclusão Digital e Apoio às Atividades Acadêmicas. Ao todo são cinco novas iniciativas, voltadas para oferta de chips, modem, dispositivos tecnológicos e bolsas assistenciais. A expectativa é que mais de dez mil estudantes sejam atendidos.

Pesquisa da UFF avalia eficácia de equipamentos de proteção de TNT para os dentistas

dentista

Passados cerca de três meses após o início da quarentena no Brasil, a pandemia de COVID-19 ainda está longe de acabar. Com a necessidade crescente de encontrar formas alternativas de assegurar o próprio ofício, alguns profissionais têm se deparado com desafios inéditos impostos pelo que vem se convencionando chamar de “novo normal”.

Páginas

Latest NewsÚltimas notíciasQualidade: Top 10 - últimos 2 mesesRepresentatividade: Top 10 - últimos 2 mesesPolíticas da reitoria: Top 10 - últimos 2 mesesImpacto social: Top 10 - últimos 2 meses
Subscrever Latest News Subscrever Latest News