Eu sou: Técnico | Docente | Estudante | Bandeira da inglaterra

Notícias e avisos mais recentes

Cerimônia de posse do novo reitor da UFF se transforma em uma grande homenagem à universidade pública

Reitor Antonio Claudio da Nóbrega e vice-reitor Fábio Passos

O dia 6 de dezembro de 2018 foi histórico para a UFF. Em uma noite emocionante, a universidade celebrou com toda a comunidade a chegada de um novo ciclo de sua gestão, com a transmissão do cargo de reitor para Antonio Claudio Lucas da Nóbrega e o vice Fabio Barboza Passos. A cerimônia ocorreu após a assinatura do termo de posse no Ministério da Educação, em Brasília, no dia 27 de novembro.

Radar instalado na UFF permitirá redução de impactos ambientais na Baía de Guanabara

Radar Banda-X instalado no telhado do prédio do curso de Geociências

Desde 2017, com a instalação de um radar que monitora manchas de lixo que flutuam sobre o espelho d’água da Baía de Guanabara, a UFF passou a assumir uma posição de protagonismo na redução dos danos causados pela poluição na região. Instalado no terraço do Instituto de Geociências, a expectativa é que o dispositivo se integre futuramente a estações meteorológicas, bóias oceanográficas e marégrafos anteriormente instalados.

Grupo Tordesilhas: UFF preside rede internacional de universidades

XIX Reunião Anual de Reitores do Grupo Tordesilhas

Entre os dias 11 e 13 de novembro, a Universidade de Granada foi sede da XIX Reunião Anual de Reitores do Grupo Tordesilhas, uma rede acadêmica que agrega universidades do Brasil, Espanha e Portugal com o objetivo de promover entre seus membros a cooperação multilateral nas áreas de educação, ciência, tecnologia e inovação. Na ocasião, o ex-reitor Sidney Mello foi eleito presidente da entidade.

Antonio Claudio é empossado no Ministério da Educação

Cerimônia de posse dos novos reitor e vice-reitor

No dia 27 de novembro de 2018, o novo reitor da Universidade Federal Fluminense, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, assinou o termo de posse para seu mandato do próximo quadriênio (2018-2022). A cerimônia oficial no Ministério da Educação foi uma celebração da escolha da comunidade interna da UFF, que elegeu Antonio Claudio como reitor e Fabio Passos como vice-reitor.

UFF abre concurso com 190 vagas para diversas áreas

Reitoria da UFF

Na busca pela ampliação e renovação de seus quadros técnicos, a UFF publicou, no último dia 13 de novembro, o Edital nº 216. As inscrições para o novo concurso público estarão abertas a partir de 17 de janeiro de 2019 e se estenderão até 11 de fevereiro. Os cargos e as áreas de atuação estarão distribuídos pelos municípios em que a UFF está presente, como Angra dos Reis, Campos dos Goytacazes, Macaé, Niterói, Nova Friburgo, Petrópolis, Rio das Ostras, Santo Antônio de Pádua e Volta Redonda.

UFF inaugura mais quatro programas de doutorado

Campus do Gragoatá

Faltando dois meses para o fim do ano, a UFF, através da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Inovação (Proppi) anunciou a abertura de mais quatro novos programas de doutorado na universidade. Trata-se dos cursos de Sociologia, Mídia e Cotidiano, Filosofia e Ciências, Tecnologias e Inclusão. A notícia foi divulgada após a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) avaliar os respectivos programas de mestrado com nota 4, condição necessária para a solicitação de abertura para doutorado.

Programa de Qualificação Institucional da UFF valoriza técnicos e professores

Premiação Servidor Emérito 2018

A carreira de um servidor técnico ou docente da Administração Federal não é sinônimo de burocracia, marasmo e papelada; ao contrário, é dinâmica, criativa e está em constante transformação. E na UFF não é diferente! Quando um servidor inicia sua trajetória na universidade, ele tem acesso a vários projetos e ações institucionais que proporcionam crescimento profissional, pessoal e intelectual.

Navio-escola da UFF ampliará desenvolvimento tecnológico nas Ciências do Mar

Navio-escola da UFF: Ciências do Mar-III

O Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Secretaria da Comissão Interministerial para Recursos do Mar da Marinha do Brasil, concedeu à UFF a gestão de um dos quatro Navios-Escola - o Ciências do Mar-III - que proporcionará experiência prática de ensino e pesquisa embarcada para alunos, professores e pesquisadores das universidades do Sudeste do Brasil. O barco está em fase final de construção no Estaleiro Inace (Ceará), com entrega prevista para o início de 2019.

Prêmio de Excelência Científica da UFF destaca pesquisas de sua comunidade

Pesquisas da UFF recebem destaque

Como forma de estimular a busca pela excelência na pós-graduação, reconhecer o mérito científico dos membros da comunidade acadêmica e os melhores projetos de inovação, a Universidade Federal Fluminense, por meio de sua Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi), realizará sua tradicional cerimônia para entrega dos Prêmios de Excelência 2018, no dia 06 de novembro de 2018, às 10h, no auditório do Núcleo de Estudos em Biomassa e Gerenciamento de Águas - NAB/UFF.

UFF realiza semana dedicada aos seus servidores

Semana do Servidor promove integração na UFF

De 29 de outubro a 1 de novembro, ocorre na UFF a 1ª Semana do Servidor. Serão 4 dias dedicados aos técnicos administrativos, aos docentes e aos servidores terceirizados, que juntos formam um pilar fundamental da universidade. Organizado em uma ação integrada entre todas as áreas da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe), o evento comemora o Dia do Servidor Público Federal - que acontece dia 28 de outubro. Nos dias 30 e 31 serão realizadas, respectivamente, a 1ª Mostra de Talentos e a tradicional Premiação do Servidor Emérito, no Centro de Artes da UFF.

Pesquisa de mestranda da UFF revela o caráter democrático do Museu Nacional

Fachada do Museu Nacional

No dia 31 de agosto de 2018, a jornalista Fernanda Guedes, até então estudante do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (PPGCOM-UFF), defendia a sua dissertação de mestrado no Museu Nacional sobre o consumo da cultura por parte de grupos populares. Fernanda observou em sua pesquisa, de caráter inovador da área de Comunicação, que grande parte do público da instituição era originário dessa camada social e, mais do que isso, representava, para a maioria dessas pessoas, sua única experiência em instituições museológicas.

Professores da UFF são premiados com a Ordem Nacional do Mérito Científico

Medalhas da Ordem Nacional do Mérito Científico

Os docentes Maria Domingues Vargas, do Departamento de Química Inorgânica, e Celso da Cruz Carneiro Ribeiro, do Departamento de Ciência da Computação, receberam a Ordem Nacional do Mérito Científico na última quarta-feira, 17 de outubro. O evento, realizado no Palácio do Planalto, tem por finalidade homenagear personalidades nacionais e estrangeiras que se distinguiram por suas relevantes contribuições prestadas à Ciência, à Tecnologia e à Inovação no Brasil.

UFF oferece ao público programa voltado à qualidade de vida do idoso

Giba Maria cantando

Em meio a um contingente populacional no país de quase 208 milhões de pessoas, os idosos somam 30 milhões. Mesmo assim, quase não os vemos. Com seus cabelos brancos, passos lentos e olhares demorados para o horizonte, eles passam muitas vezes despercebidos, desafiando nosso modo de viver, baseado no cultivo de uma juventude eterna e em uma hiperaceleração do tempo.

Moradia estudantil e construção de sede própria marcam parceria entre UFF e prefeitura de Macaé

Moradia estudantil beneficiará estudantes da UFF

Depois de 26 anos presente em Macaé, a UFF terá sua própria sede no município. A aproximação da universidade com a prefeitura local, intensificada a partir do final de 2017, deu início ao processo de construção do bloco D da Cidade Universitária com verbas custeadas integralmente pela prefeitura, em torno de 12 milhões de reais. De acordo com o vice-reitor, professor Antonio Claudio Nóbrega, que conduziu pessoalmente as negociações, o prédio destinado à instituição tem previsão de conclusão para 2019 e constitui mais uma ação estruturante da UFF na cidade.

Bambucicleta: curso de Desenho Industrial incentiva inovações sustentáveis

Estrutura base de bicicleta feita com bambu

Criado em 2011, o curso de Desenho Industrial da UFF, habilitação em Projeto de Produtos, tem como objetivo principal capacitar o estudante com as competências necessárias para a criação de produtos, serviços e sistemas adequados, inovadores e inseridos no contexto tecnológico atual, tornando-o capaz de participar da estruturação da sociedade a partir de uma abordagem projetual científica que priorize o ser humano no mundo.

UFF obtém reconhecimento internacional na área de Antropologia dos Esportes

Atleta iniciando corrida em pista de atletismo

O Brasil pode ser o país do futebol, mas aqui também há espaço para outros esportes e para as diversas maneiras de vivenciá-los. É possível ser um torcedor, um atleta, um treinador, um preparador físico. E – o que muitas pessoas não sabem – um pesquisador. Através da antropologia dos esportes, por exemplo, pode-se investigar diversas dimensões desse universo para entender como nos construímos enquanto sociedade.

Projeto da UFF incentiva a participação feminina na área da Matemática

Pesquisadoras da UFF participam do Encontro Mundial de Mulheres em Matemática (WM)2

Desmistificar a figura estereotipada do cientista como um homem branco e de certa idade pode não ser tarefa fácil, mas isso não desanima as professoras Cecília de Souza Fernandez e Ana Maria Luz Fassarella, do Instituto de Matemática e Estatística da UFF (IME). Com o objetivo de atrair jovens alunas para a carreira da Matemática e promover a divulgação de trabalhos científicos de alto nível realizados por profissionais brasileiras da área, as pesquisadoras criaram em 2016 o projeto de extensão Mulheres na Matemática.

UFF descobre substâncias promissoras para o tratamento da doença de Chagas

Pesquisadores realizam testes com a quinidina, fármaco já utilizado para tratar a malária.

Pesquisadores do Instituto de Biologia da UFF dão mais um passo nas pesquisas sobre o tratamento da doença de Chagas, uma doença considerada como negligenciada, propagada pelo inseto conhecido como barbeiro. A novidade fica por conta dos testes com a quinidina, fármaco já utilizado para tratar a malária. O Chefe do Laboratório de Interação Celular e Molecular (Licem), professor Saulo Cabral Bourguignon, deu início em 2002 a sua linha de pesquisa na busca por compostos tripanocidas, ou seja, capazes de eliminar o Trypanosoma cruzi.

Iacs e Cine Arte UFF: 50 anos de educação, arte e cultura

Fachada do IACS

Em 1968, a despeito do cenário marcado pela censura e perseguição da ditadura militar, foram criados o Instituto de Artes e Comunicação Social (Iacs), o curso de Cinema e o Cine Arte UFF. Hoje, cinquenta anos depois, comemorações retomam e entrelaçam a história vivida ao longo desse período. Para o diretor do Iacs, Kleber Mendonça, mesmo em um contexto de cortes nas verbas para a educação, garantir que a qualidade do ensino, das pesquisas e da formação humanística seja mantida é mais um motivo para celebrar.

UFF amplia e moderniza espaço voltado para a saúde integral do servidor

Médico atendendo paciente

O reconhecimento do valor e a preocupação da UFF com o bem-estar de seus servidores se evidencia em ações como a recente reinauguração do espaço de atendimento médico da Coordenação de Atenção Integral à Saúde e Qualidade de Vida (Casq). No último dia 16 de agosto, ocorreu, no saguão da reitoria, o evento de reinauguração das novas instalações. “Essa iniciativa consolida as políticas de prevenção de doenças e promoção da saúde na universidade, além de integrar as diversas áreas de atendimento.

Concreto permeável: UFF pesquisa soluções para uma urbanização sustentável

Corte em amostra do concreto permeável

As inundações, causadas sobretudo pela gestão ineficiente do escoamento das águas de chuva, comprometem não só a qualidade de vida da população, como causam danos patrimoniais e aumentam o risco de proliferação de doenças. Em cidades de grande e médio porte no Brasil, o problema é ainda mais grave por conta da redução da permeabilidade do solo causada pelo concreto das calçadas, asfalto das ruas e até pelo azulejo dos decks das piscinas. Tradicionalmente, os mecanismos utilizados para resolver a questão do escoamento pluvial focam na ampliação da vazão dos canais de drenagem.

Clube do Vinil: UFF reúne alunos e comunidade para ouvir e debater música

Clube do Vinil reúne amantes da música para ouvir discos e debater.

A música divide opiniões. Alguns gostam dela dentro de uma arena lotada de gente; outros, tocando no rádio da cozinha; com pouco ou muito volume; no gênero rock, funk ou sertanejo; estando sozinho ou a dois. Mas uma coisa é certa: todos a amam. É nesse clima de amor que acontecem os encontros do Clube do Vinil, projeto de extensão coordenado pela professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFF, Simone Pereira de Sá, em parceria com doutorandos e mestrandos do programa.

UFF acende debate sobre desospitalização com projeto pioneiro na saúde pública

A unidade de cuidados intermediários promove um uso mais adequado dos recursos e qualifica a experiência hospitalar.

Superlotação de leitos. Falta de medicação e de profissionais. Ineficiência de tratamentos. Uso inadequado dos recursos. Muitos são os problemas estruturais de grande parte dos hospitais do país. Buscando fazer frente a essa realidade e em diálogo com as necessidades da população, com expectativa de vida cada vez mais elevada, projeto de extensão pioneiro da UFF inaugurará em 2019 um serviço de assistência para melhorar as condições de cuidado dos pacientes do sistema público de saúde.

Empreendedorismo: alunos da UFF criam aplicativo de viagem para mochileiros

Alunos criam planejador de viagens para mochileiros

Imagine poder viajar com uma plataforma mostrando o seu perfil de viagem em função de seus gostos e interesses, com informações sobre os principais pontos turísticos, hotéis e bares da cidade, sempre com dicas que cabem no seu bolso? Essa é a proposta do Local Cave, um planejador de viagens desenvolvido pelos alunos de Engenharia de Produção da UFF, Pedro Franklin, Rodrigo Tagliari e Vinicius Cezar Souza. No aplicativo, o usuário participa de um quiz inicial para descobrir o seu perfil de viajante, para, em seguida, poder montar o seu próprio roteiro de viagem.

Curso de Veterinária da UFF é destaque em âmbito nacional

Bonecos Veterinários

Não é apenas o carinho, a atenção e o gosto pelos animais que motivam uma pessoa a escolher a veterinária como profissão. É uma atividade muito ampla, que exige inúmeros conhecimentos, habilidades e competências. De acordo com a Coordenadora do Curso de Medicina Veterinária, Virginia Léo de Almeida Pereira, uma característica do currículo da UFF é a de proporcionar ao aluno uma formação abrangente, que dê conta de evidenciar a importância do profissional também na área da saúde pública e na produção de alimentos de origem animal.

Alunos da UFF desenvolvem próteses robóticas de baixo custo

Alunos realizando teste com a prótese robótica

O Brasil registra anualmente cerca de 40 mil casos de amputação por motivos de acidente ou doença. O Sistema Único de Saúde (SUS), por sua vez, não consegue atender a demanda da população, pois a maioria das próteses robóticas são importadas e caras. Com foco nessa realidade, um grupo interdisciplinar formado por alunos dos cursos de Medicina, Computação, Engenharia e de Telecomunicações da UFF se reuniu e criou o Projeto da Rede Acadêmica de Cibernética e Humanidades (Reach), com a finalidade de desenvolver próteses de baixo custo.

Governo Federal divulga diretrizes para difusão de informações no período eleitoral

Faixa presidencial da República

A partir do dia 7 de julho de 2018, tem início o período eleitoral no Brasil. Com ele, passam a valer determinadas diretrizes de divulgação para os meios de comunicação de todos os órgãos do Governo Federal. As normas incluem as Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), entre elas, a Universidade Federal Fluminense. A medida está em acordo com as Instruções Normativas n. 1 e 2, da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, e deverá ser cumprida até o término do período eleitoral, no dia 7 ou 28 de outubro, a depender da realização de um segundo turno.

Reitores da UFF são recebidos pelo presidente e seus ministros em Brasília

Reitores da UFF são recebidos pelo presidente e seus ministros em Brasília

Nos dias 13 e 14 de junho, o reitor da Universidade Federal Fluminense, Sidney Mello, e o reitor eleito, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, cumpriram agenda pública em Brasília para estruturar a transição da administração e planejar ações concretas para o quadriênio 2018-2022. Os reitores foram recebidos pelo Presidente da República, Michel Temer, e pelos ministros da Saúde, Gilberto Occhi, da Educação, Rossieli Soares, e das Cidades, Alexandre Baldy.

Futebol e Política se discutem? Na UFF, sim!

Futebol: um dos mais importantes fenômenos sociais contemporâneos

Política e futebol podem parecer, à primeira vista, dois temas sem nada em comum. Entretanto, se pararmos para analisá-los mais de perto, é possível ver uma grande cadeia de inter-relação entre eles, indo desde assuntos concretos, como turismo e infraestruturas urbanas em geral, até questões mais subjetivas, ligadas a processos de construção da identidade nacional de um país.

UFF reforça estratégias preventivas para a segurança em seus campi

Nos últimos anos, a população tem acompanhado com preocupação o aumento crescente da violência em todo o Rio de Janeiro. Em Niterói, cidade com o maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado, não tem sido diferente. Segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) publicados em fevereiro de 2018, o número de roubos a pedestres na cidade teve um aumento de mais de 200%, passando de 114 para 339, enquanto o número de roubos a estabelecimentos comerciais saltou de 11 para 44, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Programa de combate ao tabagismo é sucesso no Huap

Parar de fumar pode parecer, para muitos, impossível. Quem conhece o Programa de Controle e Tratamento de Tabagismo do Huap, no entanto, fica com uma visão diferente. Há mais de 14 anos atendendo pessoas que procuram ajuda para deixar de fumar, o programa - que conta com uma equipe multidisciplinar formada por sete professores, três técnicos administrativos e dez estudantes - já acompanhou mais de mil casos de transformação nos hábitos de vida de pacientes do hospital, estudantes, professores e funcionários da UFF.

UFF Media Lab cria games unindo realidade virtual e responsabilidade social

Para muitas pessoas, os jogos eletrônicos em geral são temas de interesse apenas de crianças e jovens por apresentarem exclusivamente finalidade lúdica. Mas, ao contrário do que diz o senso comum, o mundo do entretenimento digital mudou bastante nos últimos anos, sendo hoje um meio capaz de unir uma série de outros benefícios além da simples diversão, indo desde formas de treinamento e capacitação profissional até mecanismos de inclusão e melhoria da qualidade de vida de pessoas com necessidades especiais.

Pesquisadores da UFF ganham prêmio internacional na área de logística

Encontrar a melhor solução para os diversos meios de transporte — aquáticos, terrestre ou aéreos — realizarem um determinado serviço é o grande desafio do Problema de Roteamento de Veículos e também do Núcleo de Logística Integrada e Sistemas (Logis), da Escola de Engenharia, referência internacional na aplicação de técnicas de otimização nesta área.

Pesquisa da UFF destaca impacto do trabalho doméstico na economia nacional

A importância do trabalho doméstico para o bem-estar da sociedade e a invisibilidade atribuída a esses afazeres levaram a professora da Faculdade de Economia da UFF, Hildete Pereira de Melo, a liderar em 2005 uma pesquisa que buscou mensurar o valor dessas atividades realizadas no interior dos lares e que ao longo da história se tornou uma responsabilidade majoritariamente feminina. Outro objetivo do trabalho foi aproximar homens e mulheres e fazê-los debater a dupla jornada feminina e o significado do trabalho caseiro não remunerado não só na vida das mulheres como de toda a sociedade.

Pint of Science: UFF leva ciência aos bares de Niterói

O Pint of Science é um evento mundial que tem a proposta de democratizar o conhecimento científico de um modo no mínimo curioso: levando a ciência para a mesa do bar. Proposto e idealizado por dois pesquisadores do Imperial College London, Michael Motskin e Praveen Paul, o festival  teve sua primeira edição no Brasil em 2015 e em 2018 já conta com a participação de 21 países. Nos dias 14, 15 e 16 de maio, o evento chega pela primeira vez à Niterói, com a presença de uma equipe formada por seis membros da UFF.

Projeto da UFF estimula talentos na área da Engenharia Aeronáutica

O Blackbird AeroDesign, projeto criado em 2011 pelo Departamento de Engenharia Mecânica da UFF, tem como principais objetivos contribuir para a formação dos alunos e representar a universidade em competições estudantis de engenharia aeronáutica. Nas atividades realizadas pelo grupo de extensão, alunos da graduação aprendem a projetar e construir uma aeronave controlada por rádio, com a menor massa possível e capaz de carregar a maior quantidade de peso.

Huap é referência estadual no tratamento de doença ocular infantil

Ao longo dos últimos 30 anos, o Serviço de Oftalmologia do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap) vem realizando um trabalho fundamental de prevenção, diagnóstico e tratamento de diversas disfunções oculares, como glaucoma e catarata, além de transplantes, cirurgias de retina, estrabismo e plásticas oculares. Mensalmente, cerca de 800 pessoas são atendidas através do SUS.

UFF Nova Friburgo pesquisa compostos naturais para o combate ao câncer de boca

O câncer de boca é um tipo de neoplasia maligna dos tecidos da cavidade oral, o quinto com maior incidência no mundo, com cerca de 450 mil casos notificados no último ano. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a expectativa de sobrevivência, após cinco anos do diagnóstico, é de 33% em regiões pobres e 63% em regiões ricas.

Afrofeminismo: grupo da UFF debate raça e gênero sob a ótica do Direito

Grupo Anastácia Bantu discute afrofeminismo na UFF

Fora dos muros da universidade, crescem as discussões sobre temas feministas e raciais. Cada vez mais, a sociedade vem se conscientizando acerca da necessidade de repensar as estruturas discriminatórias que a compõem. A mobilização social causada pelo assassinato da vereadora e ex-aluna do mestrado em Administração Pública da UFF, Marielle Franco, importante liderança feminina e negra no estado do Rio de Janeiro, é um exemplo recente da necessidade de dar voz ao público negro e feminino, historicamente silenciado.

Segurança Pública da UFF atende demanda da sociedade e repensa a violência

Recentemente, a pesquisadora do Departamento de Segurança Pública, Jaqueline Muniz, concedeu entrevista sobre a intervenção militar federal no Rio de Janeiro com repercussão imediata em todos os meios de comunicação. O posicionamento da especialista reforça a importância da formação profissional na área de segurança pública junto à opinião da sociedade no que diz respeito às questões de violência urbana, que vêm atingindo a população de todo o estado.

Trote Cultural: consciência social e voluntariado une calouros e veteranos da UFF

Trote Cultural promove doação de sangue no Huap

O Trote Cultural, criado em 2001, é uma alternativa aos trotes convencionais e tem como objetivo gerar impacto positivo para a sociedade. Com foco na cidadania, respeito à vida e cuidado com o meio ambiente, suas ações visam à preparação dos alunos não só para a formação de nível superior, mas também para sua consciência social e participação na construção de um Brasil mais justo. O projeto incentiva a realização de atividades socioculturais e voluntárias aos novos universitários, agregando assim valores em sua vida acadêmica e pessoal.

Páginas

Latest NewsÚltimas notíciasQualidade: Top 10 - últimos 2 mesesRepresentatividade: Top 10 - últimos 2 mesesPolíticas da reitoria: Top 10 - últimos 2 mesesImpacto social: Top 10 - últimos 2 meses
Subscrever Latest News