Eu sou: Técnico | Docente | Estudante

Notícias e avisos mais recentes

Projeto da UFF estimula talentos na área da Engenharia Aeronáutica

O Blackbird AeroDesign, projeto criado em 2011 pelo Departamento de Engenharia Mecânica da UFF, tem como principais objetivos contribuir para a formação dos alunos e representar a universidade em competições estudantis de engenharia aeronáutica. Nas atividades realizadas pelo grupo de extensão, alunos da graduação aprendem a projetar e construir uma aeronave controlada por rádio, com a menor massa possível e capaz de carregar a maior quantidade de peso.

Huap é referência estadual no tratamento de doença ocular infantil

Ao longo dos últimos 30 anos, o Serviço de Oftalmologia do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap) vem realizando um trabalho fundamental de prevenção, diagnóstico e tratamento de diversas disfunções oculares, como glaucoma e catarata, além de transplantes, cirurgias de retina, estrabismo e plásticas oculares. Mensalmente, cerca de 800 pessoas são atendidas através do SUS.

UFF Nova Friburgo pesquisa compostos naturais para o combate ao câncer de boca

O câncer de boca é um tipo de neoplasia maligna dos tecidos da cavidade oral, o quinto com maior incidência no mundo, com cerca de 450 mil casos notificados no último ano. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a expectativa de sobrevivência, após cinco anos do diagnóstico, é de 33% em regiões pobres e 63% em regiões ricas.

Afrofeminismo: grupo da UFF debate raça e gênero sob a ótica do Direito

Fora dos muros da universidade, crescem as discussões sobre temas feministas e raciais. Cada vez mais, a sociedade vem se conscientizando acerca da necessidade de repensar as estruturas discriminatórias que a compõem. A mobilização social causada pelo assassinato da vereadora e ex-aluna do mestrado em Administração Pública da UFF, Marielle Franco, importante liderança feminina e negra no estado do Rio de Janeiro, é um exemplo recente da necessidade de dar voz ao público negro e feminino, historicamente silenciado.

Segurança Pública da UFF atende demanda da sociedade e repensa a violência

Recentemente, a pesquisadora do Departamento de Segurança Pública, Jaqueline Muniz, concedeu entrevista sobre a intervenção militar federal no Rio de Janeiro com repercussão imediata em todos os meios de comunicação. O posicionamento da especialista reforça a importância da formação profissional na área de segurança pública junto à opinião da sociedade no que diz respeito às questões de violência urbana, que vêm atingindo a população de todo o estado.

Trote Cultural: consciência social e voluntariado une calouros e veteranos da UFF

O Trote Cultural, criado em 2001, é uma alternativa aos trotes convencionais e tem como objetivo gerar impacto positivo para a sociedade. Com foco na cidadania, respeito à vida e cuidado com o meio ambiente, suas ações visam à preparação dos alunos não só para a formação de nível superior, mas também para sua consciência social e participação na construção de um Brasil mais justo. O projeto incentiva a realização de atividades socioculturais e voluntárias aos novos universitários, agregando assim valores em sua vida acadêmica e pessoal.

Pesquisadoras da UFF destacam o papel da mulher no universo acadêmico

O dia 8 de março é um marco internacional na luta das mulheres por igualdade de direitos. Em 1911, uma tragédia motivou a criação da data - a morte de mais de cem operárias em um incêndio de uma fábrica têxtil nos Estados Unidos. Hoje, 107 anos depois, ainda são constantes as batalhas enfrentadas para que o público feminino conquiste mais espaço e respeito na sociedade.

Pedalada pela sustentabilidade na UFF marca Acolhimento Estudantil 2018

Com o objetivo não só de superar os obstáculos econômicos enfrentados nos últimos anos pelas universidades públicas federais, como também de cuidar do nosso planeta, a UFF lançou no final de 2017 o Plano de Gestão Logística Sustentável (PLS). O sucesso da iniciativa depende do compromisso de toda a comunidade acadêmica em ações que visem à economia de recursos, em especial os naturais.

UFF inicia 2018 com concurso público para docentes

Na contramão do cenário sócio-econômico atual, onde o índice de desemprego permanece crescente no país, a UFF inicia o ano com a abertura de mais um concurso público destinado ao preenchimento de 40 vagas em seu quadro docente. Os profissionais aprovados serão lotados nos campi de Angra dos Reis, Niterói, Nova Friburgo, Rio das Ostras e Volta Redonda, com remuneração mensal que varia de R$ 2.236,30 a R$ 9.585,67, conforme a titulação. 

SEI traz economia, agilidade e transparência aos processos da UFF

Em 2017, a UFF deu um importante passo em direção a um futuro mais responsável com a implantação do Sistema Eletrônico de Informação (SEI). A iniciativa trouxe redução significativa de tempo, insumos, mais transparência e agilidade na tramitação eletrônica de processos abertos na instituição, além, claro, do impacto positivo para o meio ambiente. O SEI promove o acesso remoto a documentos e proporciona maior visibilidade das informações, menos custos e maior consciência no uso de papéis.

UFF oferece mais de cinco mil vagas para o Sisu

Apesar da conjuntura atual do país, onde cortes orçamentários drásticos atingem diretamente as instituições federais de ensino superior, a UFF demonstra mais uma vez seu compromisso em manter o ritmo de crescimento e oferece 5.152 vagas no primeiro semestre do Sisu 2018 divididas entre 123 cursos. Dessas, serão 2.552 vagas para a ampla concorrência e 2.600 para cotas, em cumprimento da Lei 12.711/12. Para as pessoas com deficiência são reservadas 588 vagas.

Construção da sede da UFF em Macaé começa em fevereiro

O vice-reitor da UFF, Antonio Claudio da Nóbrega, e o prefeito de Macaé, Aluízio dos Santos Junior, fecharam os detalhes da parceria para a construção da sede da UFF no município. O prédio, que abrigará o Instituto de Ciências da Sociedade, terá três pavimentos e 4.500 m² de área construída com espaço para 40 ambientes, entre salas de aula, gabinetes, laboratórios, secretarias e um auditório para 200 pessoas.

Meio ambiente: poluição na Baía de Guanabara é tema de estudo na UFF

A Baía de Guanabara é caracterizada por uma junção de elementos geomorfológicos, físicos, químicos e ecológicos, além de pela influência humana dos municípios do entorno, que conferem a ela uma complexidade de interações muito ricas e específicas. No entanto, a urbanização desprovida de infraestrutura e saneamento básico tem degradado intensamente a qualidade da água desse ambiente, especialmente em virtude do lançamento de esgotos sem o devido tratamento.

UFF fecha acordo com Enel e coloca em funcionamento novo prédio do Instituto Biomédico

A UFF e a concessionária de energia Enel fecharam um acordo para a energização dos novos prédios do Instituto Biomédico, localizado em Niterói, e do Serviço de Psicologia Aplicada, em Campos, além da volta do fornecimento da energia da reitoria. Foi anunciada também uma parceria entre a universidade e a concessionária em projetos que visam à eficiência energética. “Nada melhor do que começar o ano de 2018 com o funcionamento do nosso novo Instituto Biomédico, inaugurado em 2014, mas que não estava operando porque faltava energizar o prédio.

Horta Escolar: projeto da UFF integra nutrição e educação ambiental

Levar o conhecimento científico ao ambiente escolar é uma marca presente em várias iniciativas da UFF no intuito de aproximar o universo acadêmico e a sociedade. Uma delas é o projeto Horta Escolar, aplicado na Escola Municipal Alberto Francisco Torres, em Niterói, com apoio da Faculdade de Nutrição. O ambiente, em fase de implantação, funcionará como laboratório vivo, permitindo o desenvolvimento de diversas atividades pedagógicas nas áreas de nutrição, biologia e educação ambiental.

Manifestação de solidariedade à UFF pelo corte de energia desleal

Cumprindo nosso papel de gestores das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), manifestamos publicamente nosso apoio e solidariedade à Universidade Federal Fluminense (UFF) pelo desligamento abrupto, feito pela Enel, da energia do seu prédio de administração central. Com consternação e preocupação, recebemos a informação da interrupção do fornecimento de serviços básicos da universidade, ato descompromissado que atinge mais de 60 mil pessoas.

Páginas

Latest NewsÚltimas notíciasQualidade: Top 10 - últimos 2 mesesRepresentatividade: Top 10 - últimos 2 mesesPolíticas da reitoria: Top 10 - últimos 2 mesesImpacto social: Top 10 - últimos 2 meses
Subscrever Latest News