Notícias e avisos mais recentes

UFF leva pesquisa sobre supercondutores para congresso na China

A supercondutividade é o futuro, cada vez mais próximo, da transmissão de energia. As pesquisas sobre essa propriedade física de certos materiais estão avançando. Ela caracteriza certos metais que, ao serem levados a temperaturas extremamente baixas, tendem a conduzir eletricidade sem resistência ou perdas. O professor do curso de Mecânica Estatística da pós-graduação do Instituto de Física da UFF, Evandro Vidor Lins de Mello, despertou o seu interesse pelo assunto quando ainda estava fazendo doutorado na Universidade de Washington, em Seattle.

Prefeitura e UFF celebram parceria para restauração do Cine Icaraí e finalização das obras do IACS

Reitor e Prefeito

A institucionalização da colaboração entre a Universidade Federal Fluminense e a Prefeitura Municipal de Niterói vai deixar um legado histórico na área de cultura, música, artes, comunicação e audiovisual para a cidade. Em reunião dia 11 de abril, o prefeito Rodrigo Neves e o reitor da UFF, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, anunciaram a restauração do Cinema Icaraí, aparelho cultural histórico da cidade, e a finalização dos prédios e laboratórios do Instituto de Artes e Comunicação Social (IACS).

Nobel de Química lota teatro da UFF em palestra sobre nanotecnologia

Marcando o compromisso da universidade com a pesquisa científica de qualidade, a UFF ofereceu ao público na tarde do dia 10 de abril de 2019, no Cine Arte UFF, a Palestra Magna “The Rise and Promise of Artificial Molecular Machines Based on the Mechanical Bond”, com o Nobel de Química de 2016, o pesquisador James Fraser Stoddart, da Universidade de Northwestern (Illinois).

Sabadão do Leão: UFF orienta população no preparo da declaração do Imposto de Renda

Assim como acontece todos os anos, o contribuinte tem até o final do mês de abril para declarar o imposto de renda. A tarefa, que muitas vezes é complexa, torna-se bem mais fácil com a orientação e o auxílio de alunos e professores dos cursos de Ciências Contábeis e de Ciências Atuariais da UFF.

Instituto Confúcio da UFF ministra curso gratuito de língua e cultura chinesa para o Ensino Médio

O curso terá três anos de duração

Uma turma do Ensino Médio do Colégio Universitário Geraldo Reis (Coluni) receberá curso gratuito de língua e cultura chinesa. Os adolescentes terão contato e poderão se aprofundar na fonética, gramática, utilização e leitura dos caracteres chineses, assim como conhecerão as festividades, comidas e tradições do país. O curso começou na última segunda-feira, 1º de abril, é optativo e possui três anos de duração. A disciplina é uma iniciativa da universidade, em parceria com o governo chinês pelo Instituto Confúcio.

Internacionalização: UFF recebe mais de cem alunos estrangeiros a cada ano

UFF recebe cerca de 120 alunos de graduação estrangeiros por ano

Muitos estudantes possuem o sonho de realizar um intercâmbio. Mesmo assim, escolher um lugar de destino que atenda às suas expectativas nem sempre é fácil. Se aventurar em um outro país, de cultura, língua e modos de pensar diferentes é um desafio que muitos esperam enfrentar, para vivenciar novas experiências. Andar pelos corredores da UFF e escutar o desenrolar de uma conversa em um outro idioma tem sido recorrente, graças aos projetos de internacionalização disponibilizados pela universidade.

Atualizações sobre ponto eletrônico e jornada de trabalho

Durante o primeiro semestre de 2019, estão sendo tomadas as medidas para obedecer à decisão judicial transitada em julgado sobre a implementação do ponto eletrônico na Universidade Federal Fluminense. A sentença da Ação Civil Pública nº 0004215-27.2012.4.02.5102 proferida pela Juíza da 4ª Vara Federal de Niterói Dra. Mariana Rodrigues Kelly e Sousa – e ratificada pelo Desembargador Federal Dr.

UFF Nova Friburgo começa a atender surdos na Clínica-escola de Fonoaudiologia

A partir de agora, a Clínica-escola de Fonoaudiologia do Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF), unidade de ensino superior da Universidade Federal Fluminense (UFF), passa a atender também pessoas com surdez, leve ou profunda. O tratamento é gratuito e, em casos específicos, haverá encaminhamento para a realização de implante coclear ou de exames mais complexos na rede pública de saúde.

O “bandejão” para além dos refeitórios: conquistas e desafios de um dos maiores restaurantes universitários do país

Estudantes da UFF frequentam diariamente refeitório do Restaurante Universitário

Às 6h, começa a movimentação: carros chegam com os alimentos, que são encaminhados diretamente para o estoque ou para as câmaras de refrigeração ou congelamento. Ligam-se as caldeiras, recipientes de grandes dimensões que funcionam como panelas destinadas ao cozimento. Paralelamente, os alimentos do cardápio do dia são liberados para a área de preparo e de pré-preparo. Mais um dia começa no Restaurante Universitário Central da UFF, localizado no campus do Gragoatá.

Novo Portal UFF está no ar

Tela do site da UFF

A Universidade Federal Fluminense completou a reformulação e a atualização do seu site oficial. As mudanças foram estudadas durante os últimos meses para melhorar os processos de comunicação com os diversos públicos da UFF. O novo portal traz mudanças estéticas e de disposição das informações, seguindo modelos de sucesso de outras universidades nacionais e internacionais. A grande novidade é a MinhaUFF, seção dedicada completamente ao público interno.

UFF assume protagonismo em ações de acessibilidade com o Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão

Sinalização de vaga para cadeirantes

Data de 11 de maio de 2016 a Portaria Normativa do Ministério da Educação que destinou algumas vagas nos programas de pós-graduação do país para pessoas com deficiência. Antes disso, em 2013, a UFF já inaugurava seu Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI), com uma proposta de vanguarda: fazer ciência não somente para a pessoa com deficiência, mas junto com ela. Em outros termos, “fazer com que a pessoa com deficiência não fosse vista simplesmente como ‘objeto de estudo’, mas como pesquisadora”, explica a professora Ediclea Mascarenhas.

Reunião planeja preparativos para IV Festival de Cinema do BRICS

Festival de Cinema do BRICS será realizado pela primeira vez no Brasil.

Em 14 de março, a Universidade Federal Fluminense recebeu representantes do Ministério da Cidadania, Fundação Nacional das Artes (Funarte), Agência Nacional do Cinema (Ancine), Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) e Prefeitura de Niterói para planejar detalhes do IV Festival de Cinema do BRICS. O evento internacional será organizado pela UFF em parceria com a Secretaria Especial da Cultura, com aporte de R$ 2 milhões de reais.

UFF reúne esforços em projeto de reflorestamento do Morro Boa Vista em Niterói

A melhoria da qualidade de vida e a conscientização dos moradores da região também são objetivos do projeto.

Desenvolvido pelos alunos participantes do Programa de Educação Tutorial de Engenharia Agrícola e Ambiental da UFF (PET Agrícola), o projeto de reflorestamento abrange os bairros de São Lourenço, Fátima, Pé Pequeno, Cubango e Fonseca, em Niterói, e vem mobilizando parte da comunidade acadêmica da universidade. A iniciativa, que se dá em parceria com a Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), partiu de uma das alunas integrantes do PET, Jéssica Rocha, e atualmente envolve 10 graduandos.

Metade dos ingressantes na UFF passou por comissões especializadas de verificação

A Comissão de Aferição de Autodeclaração de Cor/Etnia busca tornar o processo de ingresso na universidade mais inclusivo

Na edição do SiSU 2019/1, mais de 2500 estudantes que optaram por uma das modalidades de ação afirmativa de ingresso na Universidade Federal Fluminense passaram pelas comissões de verificação. A universidade é uma das pioneiras do Brasil em institucionalizar, dar transparência e definir critérios objetivos para a aplicação das políticas de cotas. São três comissões compostas para cada avaliação: socioeconômica, heteroidentificação e de pessoas com deficiência.

Agir: plataforma incubada na UFF conecta mulheres e traz soluções para demandas sociais

Criada para apoiar mulheres, a plataforma Elza se destaca também internacionalmente

A cada dia, as constantes mudanças na nossa sociedade levam à criação de diferentes demandas nos mais variados aspectos da vida social e pensar em soluções inovadoras que contemplem essas novas necessidades é também papel da universidade. Nesse cenário, a UFF conta com sua própria incubadora de startups: a Agência de Inovação (Agir).

Mulheres, mães e pesquisadoras: edital científico da UFF pontua docentes que tiraram licença-maternidade

A pontuação extra no edital da UFF é uma forma de reconhecer um direito das mães.

Docentes que estiveram em licença-maternidade nos últimos dois anos terão direito a um bônus de cinco pontos na avaliação do currículo no edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) de 2019. A medida visa reconhecer o direito das professoras em função do afastamento legal das funções de pesquisa na universidade. Essa prerrogativa se aplica a todos aqueles que atendem a legislação, ou seja, gestantes, pais que adotam crianças e também casais homoafetivos.

Huap tem aumento de 63% no número de atendimentos assistenciais

Dentre outras melhorias, estão a conclusão da reforma de 72 consultórios ambulatoriais e a reativação de 38 leitos

Nos últimos dois anos, o Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap-UFF), sob a gestão compartilhada com a Ebserh, apresentou importantes avanços e conquistas. Foi concluída a reforma de 72 consultórios ambulatoriais e a reativação de 38 leitos que estavam desativados por falta de pessoal e estrutura adequada. Além disso, a climatização das enfermarias foi concluída e a reforma da maternidade e do Centro de Tratamento Intensivo (CTI) tem previsão de finalização ainda para 2019.

Matrículas abertas para cursos de língua e cultura chinesa na UFF

A China se consolidou nos últimos anos como principal parceiro comercial do Rio de Janeiro. Em 2018, as exportações para o país totalizaram 35,5% da balança estadual. A demanda por falantes de língua chinesa é crescente e um diferencial importante na carreira profissional. Pensando nessa nova realidade, a Universidade Federal Fluminense, em parceria com o governo chinês, abriu duas turmas de língua e cultura chinesa para o início no primeiro semestre de 2019 pelo Confucious Classroom.

Oficinas de desenvolvimento docente visam aprimorar metodologias de ensino

Grupo de professores em oficina realizada na UFF

Estimular e capacitar professores para que lecionem a partir de métodos contemporâneos que engajem os estudantes na solução de problemas práticos é essencial para a reorganização pedagógica da universidade. Pensando nisso, a UFF abriu duas oficinas de desenvolvimento docente para promover o conhecimento e a prática das novas tecnologias didáticas, como a aprendizagem ativa. As inscrições para oficinas estão abertas até dia 01 de março e podem ser realizadas pelo site.

Projeto Trote Cultural UFF completa 18 anos e a festa é dos calouros

O Projeto Trote Cultural UFF completa 18 anos em 2019 e, para comemorar esse marco, a equipe preparou uma ação inicial com muita surpresa para os ingressantes do 1º semestre.
De 25 a 27 de fevereiro, durante a matrícula presencial dos candidatos ingressantes pelas Ações Afirmativas – Cotas, haverá uma recepção especial para os presentes. A ação de recepção acontecerão no Pilotis do Bloco A, no Campus do Gragoatá.

Empreendedorismo: alunos da UFF são destaque na Revista Forbes

Os ex-alunos Pedro Gemal Lanzieri, Bruno Lagoeiro e Eduardo Moura são os criadores do app médico Whitebook.

Com um mercado de médicos no Brasil girando em torno de 650 mil, entre profissionais formados e estudantes, três egressos do curso de Medicina da UFF, que também participavam do programa “Minor em Empreendedorismo e Inovação”, ganharam destaque na edição de janeiro da Revista Forbes. O periódico publicou artigos sobre os empreendedores brasileiros mais influentes com idade abaixo de 30 anos.

UFF institucionaliza ações de colaboração científico-tecnológica com as Forças Armadas do Brasil

Equipe do Telessaúde

A Universidade Federal Fluminense instituiu uma assessoria especial para promover a cooperação com o Ministério da Defesa e as Forças Armadas do Brasil. A iniciativa tem o objetivo de institucionalizar e conceder transparência para as relações de desenvolvimento do conhecimento científico e da inovação tecnológica, fortalecendo o papel de inserção da universidade na sociedade.

Pesquisa da UFF Friburgo relaciona uso de agrotóxicos a obesidade e diabetes

Os pesticidas utilizados na pesquisa têm aplicação oficial na produção nacional.

Pesquisa que estuda possíveis ligações entre agrotóxicos utilizados no Brasil e o desenvolvimento da obesidade e outras doenças relacionadas, como a diabetes, está sendo realizada no Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF). A coordenadora do Laboratório Multiusuário de Cultivo de Células e Tecidos animais (LMCT) do Campus de Nova Friburgo, professora Flora Milton, e o coordenador do curso de graduação em Biomedicina do ISNF, professor Leonardo Mendonça, são os orientadores do estudo.

Páginas

Latest NewsÚltimas notíciasQualidade: Top 10 - últimos 2 mesesRepresentatividade: Top 10 - últimos 2 mesesPolíticas da reitoria: Top 10 - últimos 2 mesesImpacto social: Top 10 - últimos 2 meses
Subscrever Latest News