Eu sou: Técnico | Docente | Estudante

Notícias e avisos mais recentes

Dose de Ciência: UFF propõe democratização do conhecimento científico

Buscando popularizar a ciência, a UFF tem apresentado diferentes projetos que transpõem o conhecimento científico para além dos muros da universidade. A mais recente iniciativa de democratização científica é o Dose de Ciência, evento que terá sua primeira edição realizada pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Proppi) na próxima quarta-feira, 25 de outubro.

Atendimento psicológico da UFF beneficia população de Campos e região

O curso de Psicologia da UFF de Campos dos Goytacazes, no norte fluminense, oferece à população, desde agosto de 2014, atendimento gratuito especializado no Serviço de Psicologia Aplicada Elizabeth Chacur Juliboni (SPA). Nesses pouco mais de três anos, a iniciativa já contemplou cerca de 600 pessoas não só da cidade, como de municípios vizinhos.

Ciência das ciências: Agenda Acadêmica 2017 desmistifica a Matemática

A matemática está em tudo - Crédito: Freepik

A UFF promoverá entre 23 a 29 de outubro a 14ª Agenda Acadêmica, edição de 2017. Com o tema “A matemática está em tudo”, o evento vai mobilizar alunos, professores e servidores técnicos administrativos dos campi de Niterói, Angra dos Reis, Campos dos Goytacazes, Macaé, Nova Friburgo, Rio das Ostras, Santo Antônio de Pádua, Volta Redonda e Petrópolis.

UFF aperfeiçoa processos com foco em agilidade, eficiência e transparência

Reitoria da UFF

A UFF, por meio da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), vem aperfeiçoando as práticas de gestão, governança e levantamento de processos na universidade. O objetivo da iniciativa é mapear e otimizar o fluxo dos principais processos de trabalho da instituição, com a finalidade de obter maior eficiência em seu desempenho. A estratégia se destina também ao registro e divulgação do conhecimento institucional, ampliando de uma forma geral, a transparência, agilidade e eficiência nos serviços oferecidos pela instituição neste final de década e principalmente para os anos de 2020.

Feira Orgânica da UFF une conhecimento científico e saber popular

Criada em outubro de 2016, a Feira Orgânica e Agroecológica da Faculdade de Nutrição acontece toda terça-feira, das 8h às 16h, no campus do Valonguinho, e entrou para a programação não só dos alunos da UFF, mas também da população de Niterói. O que começou como um evento durante a Agenda Acadêmica realizada pela universidade, é hoje um ambiente para venda de produtos orgânicos e, principalmente, para troca de conhecimento entre estudantes e produtores.

Territórios da Arte: cartografia brasileira de arte e cultura chega à UFF

Territórios da Arte - reunindo arte e cultura de todo o Brasil.

Um mapa afetivo das regiões do Brasil, constituído a partir de perspectivas locais. A descrição do projeto Territórios da Arte, resultado de parceria entre a Universidade Federal Fluminense e a Fundação Nacional de Artes (Funarte), resume a riqueza cultural que chega a Niterói, Rio das Ostras e Campos dos Goytacazes, a partir do dia 02 de outubro.

Inclusão: UFF garante investimento em obras de acessibilidade

A acessibilidade é um caminho para sermos uma UFF de todos.

Com a intenção de se tornar uma universidade cada vez mais inclusiva, após intensas negociações, a UFF receberá um investimento externo de R$ 619.289,00 destinado a obras de ampliação da acessibilidade em seus campi. A verba é proveniente de emenda parlamentar e vai ao encontro das ações de inclusão planejadas e desenvolvidas pela instituição através do Grupo de Trabalho Acessibilidade (GT).

Odontologia da UFF desenvolve osso sintético

Professor José Mauro Granjeiro e uma das pacientes do projeto

Os professores e alunos da Faculdade de Odontologia da UFF, em parceria com o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), desenvolveram um biomaterial capaz de substituir os ossos da arcada dentária. O “osso sintético” beneficiará principalmente as pessoas com doenças ósseas (tumores e cistos), quem teve perda em função da idade (atrofias) e as vítimas de acidentes de trânsito e da violência urbana, atingidas por arma de fogo na face.

UFF Volta Redonda: aluna de Direito realizará estágio na OEA

Foto: Sede da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH)

A estudante do oitavo período do curso de Direito, Daniele Oliveira Reis Blachi, foi selecionada para estagiar na Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), localizada na sede da Organização dos Estados Americanos (OEA), em Washington DC, Estados Unidos da América. A experiência inédita entre os estudantes da UFF de Volta Redonda será realizada no período de 6 de setembro a 1º de dezembro deste ano.

LaMAR: tecnologia avançada a serviço do desenvolvimento científico na UFF

Laboratório

O avanço científico beneficia não somente estudantes e pesquisadores, mas principalmente a sociedade, já que áreas como a medicina, computação e engenharia, têm impacto direto na vida da população. Para isso, é preciso que as universidades invistam também em infraestrutura, pois a maioria das áreas depende de equipamentos com tecnologia de ponta para desenvolverem seus projetos.

Internacionalização: UFF inaugura núcleo de estudos dos países do Brics

Foto: Portal MEC

A UFF será a primeira universidade federal do país a contar com um núcleo de estudos dos países que compõem o Brics, bloco econômico de países considerados "emergentes", atualmente formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A inauguração será realizada dia 24 de agosto, quinta-feira, às 18h, no Instituto de Ciências Humanas e Filosofia (Ichif), no Campus do Gragoatá.

Acolhimento Estudantil completa 10 anos com surpresas para os calouros da UFF

logotipo do acolhimento

Dia 25 de agosto, sexta-feira, das 9h às 18h, após o reinício das aulas, a UFF realizará na quadra do Instituto de Educação Física, no Campus do Gragoatá, o seu tradicional evento de recepção aos calouros: o Programa de Acolhimento Estudantil (PAE), promovido pela Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proaes). Pioneira neste tipo de recepção aos novos alunos, a iniciativa foi criada em 2007 pelo professor Sidney Mello, hoje reitor da universidade.

Culturas indígena e africana são destaque em novos cursos do Prolem

Já pensou em aprender Guarani Mbyá ou Yorubá? O Programa de Línguas Estrangeiras Modernas (Prolem) - espaço acadêmico vinculado ao Departamento de Letras Estrangeiras Modernas do Instituto de Letras da UFF - oferece pela primeira vez cursos desses idiomas, já no segundo semestre de 2017, com o objetivo de minimizar as desigualdades étnicas e raciais do ensino superior no Brasil.

Páginas

Latest NewsÚltimas notíciasQualidade: Top 10 - últimos 2 mesesRepresentatividade: Top 10 - últimos 2 mesesPolíticas da reitoria: Top 10 - últimos 2 mesesImpacto social: Top 10 - últimos 2 meses
Subscrever Latest News