Notícias - Institucional

UFF nas Praças: confira os projetos já cadastrados

A Universidade Federal Fluminense ultrapassa seus muros e ganha ruas e praças de diversas cidades para defender o direito de continuar oferecendo ensino, pesquisa e extensão de qualidade aos cerca de 70 mil alunos, distribuídos nos campi de 10 municípios do Estado.  O UFF nas Praças, evento em parceria com a Prefeitura de Niterói,  já tem mais de 250 inscrições de expositores e 300 voluntários.

UFF nas Praças - ação de divulgação dos projetos da UFF

A Universidade Federal Fluminense integrará, no mês de maio, uma série de ações em prol da universidade pública gratuita, inclusiva e de alta qualidade. Há uma ampla corrente de manifestação de solidariedade que envolve a comunidade interna e familiares, bem como a sociedade em geral, entidades civis, jornalistas, artistas e personalidades. Neste mês de maio, é hora de mostrar para a sociedade o impacto e o valor das atividades desenvolvidas nas universidades públicas. Para isso, contamos com a participação de todos!

Impactos dos projetos e serviços da UFF na sociedade

Estudantes de escolas do ensino fundamental visitando o evento de Agenda Acadêmica da UFF

O Ministério da Educação confirmou na noite de ontem o bloqueio global de 30% do orçamento de custeio das universidades federais. Caso se concretize, essa medida produzirá um impacto negativo profundo e duradouro na sociedade brasileira, em razão da contribuição fundamental das universidades para o desenvolvimento do país. A Universidade Federal Fluminense tem como preceitos básicos a excelência acadêmica, o impacto social, a inovação e a transferência de conhecimento para a sociedade.

Nota oficial da UFF à comunidade sobre corte de verbas do orçamento

As Instituições Federais de Ensino Superior receberam pela imprensa a informação de que haveria novo bloqueio de verbas do orçamento discricionário de 2019. Os contingenciamentos não foram uniformes e três universidades sofreram mais: Universidade Federal Fluminense, Universidade de Brasília e Universidade Federal da Bahia.

UFF lança projeto de Divulgação Científica

Homem em laboratório de pesquisa

A Universidade Federal Fluminense lançou nesse mês de abril a Iniciativa Institucional de Divulgação Científica. O projeto elaborado pela Superintendência de Comunicação Social tem o objetivo de dar ampla comunicação a resultados de pesquisas científicas produzidas pelo corpo docente e discente da universidade. Diversas ações compõem o projeto, como: relacionamento com a imprensa, dicas para entrevistas, sistema de busca de especialistas para jornalistas, vídeos de bolsistas PIBIC e Faperj nas mídias sociais, entre outras.

Prefeitura e UFF celebram parceria para restauração do Cine Icaraí e finalização das obras do IACS

Reitor e Prefeito

A institucionalização da colaboração entre a Universidade Federal Fluminense e a Prefeitura Municipal de Niterói vai deixar um legado histórico na área de cultura, música, artes, comunicação e audiovisual para a cidade. Em reunião dia 11 de abril, o prefeito Rodrigo Neves e o reitor da UFF, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, anunciaram a restauração do Cinema Icaraí, aparelho cultural histórico da cidade, e a finalização dos prédios e laboratórios do Instituto de Artes e Comunicação Social (IACS).

Instituto Confúcio da UFF ministra curso gratuito de língua e cultura chinesa para o Ensino Médio

O curso terá três anos de duração

Uma turma do Ensino Médio do Colégio Universitário Geraldo Reis (Coluni) receberá curso gratuito de língua e cultura chinesa. Os adolescentes terão contato e poderão se aprofundar na fonética, gramática, utilização e leitura dos caracteres chineses, assim como conhecerão as festividades, comidas e tradições do país. O curso começou na última segunda-feira, 1º de abril, é optativo e possui três anos de duração. A disciplina é uma iniciativa da universidade, em parceria com o governo chinês pelo Instituto Confúcio.

Atualizações sobre ponto eletrônico e jornada de trabalho

Durante o primeiro semestre de 2019, estão sendo tomadas as medidas para obedecer à decisão judicial transitada em julgado sobre a implementação do ponto eletrônico na Universidade Federal Fluminense. A sentença da Ação Civil Pública nº 0004215-27.2012.4.02.5102 proferida pela Juíza da 4ª Vara Federal de Niterói Dra. Mariana Rodrigues Kelly e Sousa – e ratificada pelo Desembargador Federal Dr.

Novo Portal UFF está no ar

Tela do site da UFF

A Universidade Federal Fluminense completou a reformulação e a atualização do seu site oficial. As mudanças foram estudadas durante os últimos meses para melhorar os processos de comunicação com os diversos públicos da UFF. O novo portal traz mudanças estéticas e de disposição das informações, seguindo modelos de sucesso de outras universidades nacionais e internacionais. A grande novidade é a MinhaUFF, seção dedicada completamente ao público interno.

Reunião planeja preparativos para IV Festival de Cinema do BRICS

Festival de Cinema do BRICS será realizado pela primeira vez no Brasil.

Em 14 de março, a Universidade Federal Fluminense recebeu representantes do Ministério da Cidadania, Fundação Nacional das Artes (Funarte), Agência Nacional do Cinema (Ancine), Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) e Prefeitura de Niterói para planejar detalhes do IV Festival de Cinema do BRICS. O evento internacional será organizado pela UFF em parceria com a Secretaria Especial da Cultura, com aporte de R$ 2 milhões de reais.

Metade dos ingressantes na UFF passou por comissões especializadas de verificação

A Comissão de Aferição de Autodeclaração de Cor/Etnia busca tornar o processo de ingresso na universidade mais inclusivo

Na edição do SiSU 2019/1, mais de 2500 estudantes que optaram por uma das modalidades de ação afirmativa de ingresso na Universidade Federal Fluminense passaram pelas comissões de verificação. A universidade é uma das pioneiras do Brasil em institucionalizar, dar transparência e definir critérios objetivos para a aplicação das políticas de cotas. São três comissões compostas para cada avaliação: socioeconômica, heteroidentificação e de pessoas com deficiência.

Mulheres, mães e pesquisadoras: edital científico da UFF pontua docentes que tiraram licença-maternidade

A pontuação extra no edital da UFF é uma forma de reconhecer um direito das mães.

Docentes que estiveram em licença-maternidade nos últimos dois anos terão direito a um bônus de cinco pontos na avaliação do currículo no edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) de 2019. A medida visa reconhecer o direito das professoras em função do afastamento legal das funções de pesquisa na universidade. Essa prerrogativa se aplica a todos aqueles que atendem a legislação, ou seja, gestantes, pais que adotam crianças e também casais homoafetivos.

Huap tem aumento de 63% no número de atendimentos assistenciais

Dentre outras melhorias, estão a conclusão da reforma de 72 consultórios ambulatoriais e a reativação de 38 leitos

Nos últimos dois anos, o Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap-UFF), sob a gestão compartilhada com a Ebserh, apresentou importantes avanços e conquistas. Foi concluída a reforma de 72 consultórios ambulatoriais e a reativação de 38 leitos que estavam desativados por falta de pessoal e estrutura adequada. Além disso, a climatização das enfermarias foi concluída e a reforma da maternidade e do Centro de Tratamento Intensivo (CTI) tem previsão de finalização ainda para 2019.

Matrículas abertas para cursos de língua e cultura chinesa na UFF

A China se consolidou nos últimos anos como principal parceiro comercial do Rio de Janeiro. Em 2018, as exportações para o país totalizaram 35,5% da balança estadual. A demanda por falantes de língua chinesa é crescente e um diferencial importante na carreira profissional. Pensando nessa nova realidade, a Universidade Federal Fluminense, em parceria com o governo chinês, abriu duas turmas de língua e cultura chinesa para o início no primeiro semestre de 2019 pelo Confucious Classroom.

Oficinas de desenvolvimento docente visam aprimorar metodologias de ensino

Grupo de professores em oficina realizada na UFF

Estimular e capacitar professores para que lecionem a partir de métodos contemporâneos que engajem os estudantes na solução de problemas práticos é essencial para a reorganização pedagógica da universidade. Pensando nisso, a UFF abriu duas oficinas de desenvolvimento docente para promover o conhecimento e a prática das novas tecnologias didáticas, como a aprendizagem ativa. As inscrições para oficinas estão abertas até dia 01 de março e podem ser realizadas pelo site.

Projeto Trote Cultural UFF completa 18 anos e a festa é dos calouros

O Projeto Trote Cultural UFF completa 18 anos em 2019 e, para comemorar esse marco, a equipe preparou uma ação inicial com muita surpresa para os ingressantes do 1º semestre.
De 25 a 27 de fevereiro, durante a matrícula presencial dos candidatos ingressantes pelas Ações Afirmativas – Cotas, haverá uma recepção especial para os presentes. A ação de recepção acontecerão no Pilotis do Bloco A, no Campus do Gragoatá.

UFF institucionaliza ações de colaboração científico-tecnológica com as Forças Armadas do Brasil

Equipe do Telessaúde

A Universidade Federal Fluminense instituiu uma assessoria especial para promover a cooperação com o Ministério da Defesa e as Forças Armadas do Brasil. A iniciativa tem o objetivo de institucionalizar e conceder transparência para as relações de desenvolvimento do conhecimento científico e da inovação tecnológica, fortalecendo o papel de inserção da universidade na sociedade.

SEI é reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente e ONU

Tablet com a logo do Sei na UFF

A implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) na Universidade Federal Fluminense foi um dos 125 projetos reconhecidos pelo Ministério do Meio Ambiente e a ONU Meio Ambiente como prática de excelência de sustentabilidade na administração pública. Com isso, o SEI compõe a seleta lista de iniciativas na Cartilha da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). Esse é um reconhecimento do caráter inovador do SEI em implantar agilidade, eficiência e transparência na universidade, contribuindo com a economia do uso de papel.

UFF oferece 5098 vagas para o SISU 2019.1 em nove cidades do Rio de Janeiro

Inscrições para o SISU estão abertas até 25 de janeiro

Nesta terça-feira, 22 de janeiro, começam as inscrições pelo site do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para disputa de uma vaga nas universidades federais. Nesta edição, a Universidade Federal Fluminense abriu 5.098 vagas em 122 cursos espalhados por nove cidades do Estado do Rio de Janeiro. No total, são 235.476 vagas em 129 universidades de todo o país. A seleção se encerra na sexta-feira (25).

Governador do Estado e secretariado visitam a UFF e enfatizam parcerias na agricultura familiar

Wilson Witzel empossou o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Eduardo Lopes no Teatro do Centro de Artes

No dia 16 de janeiro, quarta-feira, a Universidade Federal Fluminense sediou a solenidade de posse do novo secretário de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Eduardo Lopes. O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, doutorando em Ciência Política pela UFF, enfatizou a importância da cooperação entre o poder público e as universidades para o desenvolvimento de projetos científicos e soluções tecnológicas na agricultura.

Internet de alta velocidade beneficia 16 mil pessoas nos Campi de Expansão da UFF

Rede de fibra ótica aumenta velocidade em cinco vezes em oito unidades da universidade

Durante os cursos de verão e na volta às aulas, estudantes da Universidade Federal Fluminense de Angra dos Reis e Santo Antônio de Pádua, vão encontrar aumento substancial de até cinco vezes na internet dos campi de expansão. Por meio da adesão ao Programa Veredas Novas, a UFF implementou redes de fibra ótica de baixo custo, passando a velocidade média de conexão de 20 para 100 MB/s. O projeto beneficia diretamente um total estimado de 16.500 pessoas, entre estudantes, professores e técnicos administrativos) das unidades.

Sispro: novo sistema de gestão economizará tempo e recursos para a UFF

O Sispro possibilitará maior celeridade nos processos e redução de custos.

Em evento realizado no dia 09 de janeiro de 2019, no auditório da Fundação Euclides da Cunha (FEC), foi apresentado à comunidade universitária o Sispro: um inovador sistema eletrônico para a gestão de projetos apoiados pela FEC, desenvolvido pela Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan) e a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da UFF, que visa agilizar a tramitação de projetos da instituição.

Páginas