Notícias - Institucional

Huap cria Caixa de Memórias para familiares de pacientes que faleceram por coronavírus

A ideia é entregar os pertences de forma mais afetiva àqueles que perderam parentes

A Covid-19 já tirou a vida de muitas pessoas. Pensando na dor dos familiares, a Ação de Humanização para Enfrentamento da Pandemia do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap) criou um projeto para fazer com que a entrega dos pertences de pacientes que faleceram pela doença seja um pouco mais afetiva e humanizada. A partir desta semana, os parentes irão receber a Caixa de Memórias, acompanhada de flores e um cartão com mensagem de apoio e contatos para ajuda psicológica neste momento tão difícil.

UFF recebe acervo do Centro Fernand Braudel

Uma boa notícia em meio à pandemia de coronavírus: o acervo bibliográfico do Centro Fernand Braudel (CFB), núcleo de excelência de estudos avançados em história e historiografia, chegou à Universidade Federal Fluminense, nesta segunda, 4 de maio.

UFF implementa colação de grau remota para estudantes que integralizaram o currículo

UFF implementa colação de grau remota para estudantes que integralizaram o currículo

A Universidade Federal Fluminense começou a realizar a Colação de Grau de forma remota para os estudantes concluintes dos cursos de graduação. A medida vai contemplar cerca de 900 alunos aptos a se formarem. A colação remota é um marco inovador na UFF ao assegurar a Outorga de Grau sem cerimônias presenciais durante a pandemia de Covid-19. Essa modalidade estará disponível a todos os cursos de graduação que enviarem os dados para a Pró-Reitoria de Graduação.

Hospedagem Solidária da UFF recebe servidores do Huap

A Universidade Federal Fluminense criou o projeto Hospedagem Solidária para oferecer estadia gratuita para profissionais da saúde do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap) que, por motivos de saúde ou de logística, não possam voltar para suas residências durante o período da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). São até 60 vagas no Hotel Solar do Amanhecer durante 30 dias com direito a café da manhã, almoço e jantar. O Hospedagem Solidária é uma iniciativa do Gabinete do Reitor, em conjunto com a Faculdade de Turismo e Hotelaria.

UFF articula PEC que propõe aposentadoria especial para servidores da saúde infectados pela Covid-19

Tramita no Congresso Nacional uma Proposta de Emenda à Constituição que pretende conceder aposentadoria especial para servidores federais da saúde que tenham contraído a Covid-19 em trabalho de combate à pandemia. A proposta foi articulada a partir de representação do Gabinete do Reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF) com demandas dos servidores do Hospital Universitário Antonio Pedro (Huap). A PEC prevê redução de cinco anos na idade mínima para a aposentadoria, de acordo com o modelo legal em que cada servidor se enquadra.

Coluni-UFF distribui genêros alimentícios às famílias dos estudantes

UFF distribui mais de 400 cestas básicas às famílias do Coluni

O Colégio Universitário Geraldo Reis da Universidade Federal Fluminense iniciou nessa semana a distribuição de mais de 400 kits contendo gêneros alimentícios não perecíveis, destinados aos estudantes matriculados nos segmentos de educação infantil, ensino fundamental e médio. Os gêneros alimentícios foram adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e a entrega foi organizada com uma logística específica para evitar aglomerações na Unidade.

Médicos são convocados para atuação no apoio ao enfrentamento de coronavírus no Huap

Médicos são convocados para atuação no apoio ao enfrentamento de coronavírus no Huap

Os primeiros profissionais aprovados no Processo Seletivo Emergencial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) iniciarão suas atividades nesta quarta-feira (15). O Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap) teve oito médicos intensivistas convocados nesta primeira chamada. O processo foi realizado para atuação no apoio ao enfrentamento de coronavírus. Por serem cadastro de reserva, as convocações ocorrerão de acordo com a necessidade do Huap.

Huap oferece acolhimento humanizado aos profissionais de saúde, pacientes e familiares

Sala de atendimento do PSICOVIDA

Objetivo do psiCOVIDa é dar suporte emocional durante a pandemia de coronavírus

Pensando nos profissionais de saúde durante a pandemia de coronavírus, o setor de Psicologia do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap) está oferecendo acolhimento e escuta àqueles que necessitarem de suporte psíquico ou emocional. O acolhimento é oferecido aos profissionais do hospital de forma presencial ou online, e, conforme demanda avaliada pela equipe assistente, também aos pacientes internados e seus familiares.

UFF oferece apoio psicológico aos servidores durante a pandemia da Covid-19

Desde o início da pandemia da Covid-19, a Universidade Federal Fluminense vem elaborando uma série de medidas especiais para reforçar o cuidado com a saúde da comunidade interna e da sociedade do Estado do Rio de Janeiro. Entre elas, a Universidade desenvolveu serviços dedicados aos servidores docentes e técnicos-administrativos. A partir de abril, a UFF prestará apoio psicológico online, para servidores(as). O serviço está disponibilizado pela internet e pode ser agendado pelo formulário.

Huap inicia drive-thru para diagnosticar profissionais de saúde suspeitos de infecção por coronavírus

Hospital Universitário Antonio Pedro

Um dos objetivos é evitar que sintomáticos tenham contato com pacientes do hospital

O Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap) deu início, na última sexta-feira (27), a um novo sistema para diagnóstico de profissionais de saúde do hospital suspeitos de infecção pelo novo coronavírus (Covid-19). É uma espécie de drive-thru, em que aqueles que apresentem sintomas gripais cheguem com o carro e realizem o teste na porta lateral do hospital, sem precisar entrar no ambiente fechado. A ação tem apoio do Instituto de Virologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

UFF desenvolve ações acadêmicas e administrativas de combate ao coronavírus

Nas próximas semanas, enfrentaremos os momentos mais severos do combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O Ministério da Saúde já informou que espera o colapso do sistema público de saúde para meados de abril. Entramos em um ponto de virada importante na luta contra a propagação do vírus no Brasil. A Universidade Federal Fluminense está elaborando uma série de ações de proteção à vida das pessoas.

Prorrogação temporária dos auxílios estudantis contempla 3650 estudantes

Brasão

A Universidade Federal Fluminense prorrogou temporariamente o pagamento dos Programas de Bolsas e Auxílios de Assistência Estudantil (Edital 2019) enquanto durar a situação de emergência da Covid-19. A medida visa estender a proteção dos estudantes que se encaixam no perfil do Programa Nacional de Assistência Estudantil. Serão contemplados 3.650 bolsistas de 10 editais da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis. Essa ação partiu de conversas com o Diretório Central dos Estudantes da UFF como uma construção administrativa coletiva entre a gestão central e os representantes discentes.

Instituições Públicas de Ensino Superior e as de Pesquisa do RJ endossam as políticas de distanciamento social

As Instituições Públicas de Ensino Superior e as de Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro que subscrevem essa carta apoiam veementente as ações que decretam estado de emergência e restrição da circulação de pessoas. O distanciamento social é a principal medida para achatar a curva de propagação, pois reduz drasticamente o contato físico. Para isso, deve-se evitar ao máximo sair de casa e participar de eventos públicos.

UFF promove encontro entre assessorias internacionais do Rio de Janeiro e Secretário de Ciências de Portugal

Encontro da Reari na UFF

A Universidade Federal Fluminense sediou o Encontro entre as Redes das Assessorias Internacionais das Instituições de Ensino Superior do Rio de Janeiro (REARI-RJ) com o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos de Portugal (CCIPS). A UFF é a atual presidente da REARI e o evento teve o objetivo de prospectar oportunidades para novas cooperações acadêmicas, trocar experiências de pesquisa e promover networking entre as instituições que compõem a Rede e o Conselho.

Está aberto o edital para construção do novo prédio do IACS

O reitor da Universidade Federal Fluminense, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, e o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, entregaram uma excelente notícia. Em reunião com a presença conjunta das equipes, foi assinado o termo de abertura do Edital Público com o objetivo de contratar a empresa para construção do novo prédio do Instituto de Artes e Comunicação Social (IACS). A partir da convocação pública, a obra terá um prazo máximo de execução de 18 meses e um valor estimado de R$ 28,9 milhões de reais.

LOA determina cortes e condicionamento do orçamento da UFF para 2020

A Lei Orçamentária Anual (LOA) aprovada pelo Congresso Nacional para o exercício de 2020 e sancionada pelo Presidente da República aponta para mais um ano de restrição para as universidades federais. Estudo técnico realizado pela Pró-Reitoria de Planejamento da UFF indica que há dois problemas principais a serem enfrentados. O primeiro é uma redução de quase 4% da verba discricionária em relação a 2019, atingindo diretamente os recursos de custeio, capital e assistência estudantil. O segundo é o bloqueio de 40% do orçamento global, impactando, inclusive, gastos com pessoal.

UFF entrega as chaves do novo prédio do Instituto de Biologia à comunidade

Cerimônia de entrega da chave

Processo de mudança e de ocupação dos laboratórios será iniciado nessa semana

Na manhã do dia 10 de fevereiro, um sonho antigo da comunidade de Biologia da Universidade Federal Fluminense foi concretizado. Em reunião com a direção atual, ex-diretores, docentes e discentes, o reitor da UFF, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, assinou o termo de entrega das chaves do novo prédio do Instituto de Biologia para a comunidade. Foi um momento de realização aguardado com ansiedade há mais de uma década.

Aberto edital de R$ 25 milhões para projetos alinhados com objetivos estratégicos da Prefeitura de Niterói

A Universidade Federal Fluminense e a Fundação Euclides da Cunha de Apoio Institucional (FEC), em conjunto com a Prefeitura Municipal de Niterói, publicaram o edital para seleção de projetos aplicados no âmbito do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA). O acordo celebrado com a Prefeitura de Niterói prevê investimentos de R$ 25 milhões de reais em pesquisa e extensão.

UFF divulga edital de seleção do SISU e se prepara para receber os novos estudantes

banner azul com dizeres: SISU 2020, Saiu edital, ingressos para os cursos de graduação, #vem pra uff, logo da UFF

A Universidade Federal Fluminense divulgou hoje o edital de seleção do SISU para o 1º semestre de 2020, que está disponível na página www.coseac.uff.br/20201. Ao todo são 4.898 oportunidades para 126 cursos de graduação distribuídos em Niterói, Angra dos Reis, Campos do Goytacazes, Macaé, Nova Friburgo, Petrópolis, Rio das Ostras, Santo Antônio de Pádua e Volta Redonda.

UFF recebe o XX Encontro de Reitores do Grupo Tordesilhas

#pratodosverem Foto da mesa do XX Encontro de Reitores do Grupo Tordesilhas na UFF

Na manhã do dia 25 de novembro, a Universidade Federal Fluminense recebeu a Mesa de Abertura do XX Encontro de Reitores do Grupo Tordesilhas. Na oportunidade, o vice-reitor da UFF, Fabio Passos, assinou o Convênio entre o Grupo Tordesilhas e a Fundação Carolina. Além disso, aconteceu a Conferência de Abertura: “A universidade e o desenvolvimento global”, ministrada por Luiz Davidovich, presidente da Academia Brasileira de Ciências; e a primeira mesa de debates: “Universidade, desenvolvimento e economia verde”, moderada por Leonardo Guelman, superintendente do Centro de Artes da UFF.

Plano de Integridade estabelece riscos e bases da governança da UFF

Em novembro, a Universidade Federal Fluminense publicou o seu Plano de Integridade, um documento que estabelece diretrizes e responsabilidades na instituição para detectar, prevenir e remediar as ocorrências de quebra de integridade. Além disso, estão previstas ações para fomentar a cultura da transparência e a observância das regras dispostas em lei, bem como conscientizar a comunidade acadêmica sobre situações que podem expor a universidade a diferentes riscos.

UFF lança Programa de Prevenção e Atenção à Saúde Mental dos Estudantes

Nessa segunda-feira, a Universidade Federal Fluminense realizou o lançamento do Programa de Prevenção e Atenção à Saúde Mental dos Estudantes da UFF no Auditório do Núcleo de Estudos em Biomassa e Gerenciamento de Água (NAB). O programa tem como principais objetivos garantir a melhoria na qualidade de vida dos estudantes, orientar o corpo discente sobre o acesso aos serviços que compõem a Rede de Saúde Mental da UFF e a Rede de Atenção à Saúde Mental Municipal, bem como apoiar institucionalmente os programas e projetos de atendimento à saúde mental dos estudantes da UFF.

1ª Feira Literária da UFF reúne 40 editoras nacionais e 5 mil títulos

Na manhã dessa terça-feira, aconteceu a abertura oficial da 1ª Feira Literária da Universidade Federal Fluminense. A Fluff é promovida pela Editora da Universidade Federal Fluminense (Eduff) e pela Consequência Editora e conta com a participação de 40 editoras nacionais, que trouxeram mais de 5 mil títulos com até 50% de desconto. O objetivo da iniciativa é promover o mercado de livros no Estado do Rio de Janeiro, bem como contribuir para a promoção da divulgação científica e da literatura.

UFF doa mais de 30 mil livros para acervos de todo o Brasil

Livraria Eduff

Com foco na sua missão institucional de divulgar a produção acadêmica e democratizar o acesso ao conhecimento, a Editora da Universidade Federal Fluminense (Eduff) doou mais de 30 mil livros do seu acervo, no último ano. Mais de 20 instituições, cursos de pós-graduação e departamentos de ensino de diferentes estados brasileiros foram contemplados com títulos de diversas áreas. A mais recente doação foi para a Rede de Bibliotecas Integradas do Exército (Rede BIE), que recebeu 670 livros.

Desbloqueio parcial do orçamento de custeio de 2019

Na manhã desta segunda-feira, 30 de setembro, o Ministério da Educação anunciou o desbloqueio de R$ 2 bilhões de reais referentes ao orçamento dos Institutos Federais de Ensino Superior (IFES), a ser distribuído proporcionalmente entre as universidades federais. A Universidade Federal Fluminense teve a liberação de R$ 26,4 milhões de reais de seu orçamento de custeio e da dotação a ser empenhada para 2019. Isso representa metade do que havia sido bloqueado em abril desse ano.

Huap receberá mais de 3 milhões para obras e aquisição de equipamentos

Reitor da UFF na sede da EBSERH, em Brasília, em reunião com  presidente da instituição, Osvaldo de Jesus Ferreira, o diretor vice-presidente executivo, Eduardo Vieira e o assessor da diretoria.

Os hospitais da Rede Ebserh receberão, até dezembro, mais de R$ 108 milhões para investimento em estrutura física e tecnológica. No caso específico do Hospital Universitário Antonio Pedro (Huap), a expectativa de crédito é de R$3.701.244. O objetivo é criar condições materiais e institucionais para que o Huap desempenhe plenamente suas funções em ensino, pesquisa e assistência à saúde da população.

O que a Gestão da UFF fez neste primeiro semestre?

A Edição do Boletim de Gestão de hoje é especial! Desenvolvemos uma cartilha que apresenta de forma resumida as principais ações destes primeiros seis meses da nova gestão da UFF. Destacamos as muitas realizações do semestre, mesmo diante do grave cenário financeiro e orçamentário pelo qual a Universidade está passando.
 

UFF sedia reunião dos reitores da Direção Executiva da Andifes

No dia 04 de setembro, a diretoria executiva da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) se reuniu na Universidade Federal Fluminense a convite do reitor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega para discutir a conjuntura nacional e a estratégia pelo desbloqueio do orçamento das universidades federais para o restante do ano de 2019.

Venha para o Brasil, escolha a UFF!

A Universidade Federal Fluminense, através da Superintendência de Relações Internacionais (SRI), inaugura hoje um portal que irá apresentar definitivamente a instituição ao resto do mundo. O espaço não servirá apenas como uma vitrine permanente para as ações desenvolvidas pela UFF, mas também será um espaço onde os princípios que norteiam a nossa universidade, como sustentabilidade, inclusão e internacionalização poderão ser conhecidos pela comunidade internacional.

Nota das IFES do Estado do Rio de Janeiro sobre a consulta pública do Programa Future-se

future-se

O Ministério da Educação apresentou para consulta pública o programa Future-se, que teria como objetivo o fortalecimento da autonomia administrativa, financeira e de gestão das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes). Algumas premissas devem ser consideradas cláusulas pétreas que antecedem a possibilidade de adesão a esse ou qualquer outro programa: 

 

1) garantia da autonomia universitária estabelecida pelo artigo 207 da Constituição brasileira; 

2) contratação exclusivamente através de concursos públicos para as atividades-fim das Ifes; 

Almoço de confraternização e troca de experiências entre ex-reitores e a gestão atual

Um dia para lembrar, aprender e confraternizar. Assim foi o almoço que recebeu cinco ex-reitores na Universidade Federal Fluminense na tarde dessa sexta-feira, 12 de julho. Estiveram presentes no Gabinete do Reitor personagens fundamentais para a história da Universidade, como Jorge Emmanuel Ferreira Barbosa, José Raymundo Martins Romêo, Hildiberto Ramos Cavalcanti de Albuquerque Jr., Cícero Mauro Fialho e Sidney Luiz de Matos Mello; o decano, Heitor Luiz de Moura, a professora Aidyl de Carvalho Preis e o ex-prefeito de Niterói, professor Waldenir de Bragança.

Superintendência de Operações e Manutenção conclui mais de 40 ações em dois meses de funcionamento

Nos dois primeiros meses de funcionamento, a Superintendência de Operações e Manutenção (SOMA) já realizou mais de 40 ações de reparo e conservação predial em diversas unidades administrativas e acadêmicas da Universidade Federal Fluminense, desde a instalação de iluminação nos campi, limpeza da rede de esgoto e de calhas, conserto de vazamento e de telhados, manutenção preventiva em sistemas de bombeamento hidráulico, entre outras.

Ex-reitores assinam carta de apoio à Universidade Federal Fluminense

Em reunião na reitoria nessa quinta-feira, 04 de julho, foi entregue documento assinado por cinco ex-reitores da Universidade Federal Fluminense em defesa da instituição. No encontro, os professores Cícero Mauro Fialho e Hildiberto Ramos Cavalcanti de Albuquerque Jr. representaram os ex-reitores que prepararam a carta. O ato foi uma reflexão sobre o processo histórico da Universidade, sua ligação com a sociedade e o Estado, bem como uma manifestação de solidariedade frente aos desafios contemporâneos.

Esclarecimentos e FAQ sobre o ponto eletrônico na UFF

A partir do dia 22 de julho, em caráter de adaptação, e, em definitivo, a partir do dia 01 de agosto, a Universidade Federal Fluminense vai iniciar o controle de frequência dos servidores técnico-administrativos pelo ponto biométrico. Esse texto esclarece as dúvidas e perguntas mais frequentes sobre a legislação vigente e o funcionamento do ponto na Universidade.

Servidores técnico-administrativos devem realizar cadastramento de dados biométricos para controle eletrônico de frequência

Ponto biométrico

A Universidade Federal Fluminense está tomando as medidas para obedecer à decisão judicial transitada em julgado sobre a implementação do ponto eletrônico. O cadastro dos dados biométricos deverá ser realizado obrigatoriamente por todos os técnicos-administrativos lotados nas unidades acadêmicas e administrativas de Niterói até o dia 10 de julho. Já nas Unidades Fora de Sede, o prazo vai até 19 de Julho, considerando o início da instalação previsto para próxima semana. Os pontos e datas de coleta são:

UFF se destaca em ranking de universidades e atinge a 33ª posição na América Latina

UFF sobe mais de dez posições em ranking de universidades da América Latina

A comunidade da UFF tem motivos para comemorar: nesta terça-feira foi divulgado o ranking universitário da Times Higher Education (THE) e a UFF subiu 12 posições entre as melhores instituições latino-americanas. No ano passado, a universidade estava em 45º lugar, neste ano, alcançamos a 33ª posição na América Latina e a 19º no Brasil.

O que o bloqueio orçamentário representa para as universidades federais - Desafios e cenários financeiros para a UFF em 2019

Em abril de 2019, o Ministério da Educação anunciou o bloqueio de cerca de 30% do orçamento discricionário das universidades federais brasileiras. Na Universidade Federal Fluminense, esse percentual representa um montante de R$ 52 milhões. Antes mesmo desse anúncio, nossa situação orçamentária e financeira já era muito difícil, com dívidas acumuladas ao longo dos últimos anos, desde quando tivemos nosso orçamento congelado em valores menores do que o custo do nosso funcionamento.

Superintendência é criada com o objetivo de gerenciar manutenção, transporte, segurança e logística

A Universidade Federal Fluminense racionalizou a estrutura administrativa interna com o objetivo de dedicar atenção especial às atividades de manutenção de bens móveis e imóveis e de transporte, segurança e logística. A Superintendência de Operações e Manutenção (SOMA) foi criada a partir da junção de órgãos da Superintendência de Arquitetura e Engenharia (SAEN) e da Pró-Reitoria de Administração (PROAD).

UFF inaugura Centro sobre Desigualdades Globais

A Universidade Federal Fluminense inaugurou na última sexta-feira, dia 31 de maio, um novo polo de excelência da instituição: o Centro de Ciência Social Histórica sobre Desigualdades Globais. O espaço irá reunir acadêmicos, gestores de política pública e atores sociais para pensar formas possíveis de fazer frente à pobreza, às desigualdades sociais e às relações injustas de poder na sociedade.

UFF e Prefeitura firmam acordo para inaugurar novo cinema em Icaraí

UFF e Prefeitura de Niterói firmam parceria

Na manhã desta terça-feira, no Teatro da UFF, ocorreu a solenidade de assinatura do Termo de Cessão de Uso do Cinema Icaraí da universidade junto à Prefeitura Municipal de Niterói. Tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), órgão subordinado à Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, o imóvel será revitalizado e gerido pela prefeitura, que utilizará o prédio para fins exclusivamente culturais por um período de 40 anos, além de concluir as obras do novo Instituto de Artes e Comunicação Social (Iacs), no campus do Gragoatá.

UFF nas Praças: conheça os projetos já cadastrados

A Universidade Federal Fluminense ultrapassa seus muros e ganha ruas e praças de diversas cidades para defender o direito de continuar oferecendo ensino, pesquisa e extensão de qualidade aos cerca de 70 mil alunos, distribuídos nos campi de 10 municípios do Estado.  O UFF nas Praças, evento em parceria com a Prefeitura de Niterói,  já tem mais de 250 inscrições de expositores e 300 voluntários.

UFF nas Praças - ação de divulgação dos projetos da UFF

A Universidade Federal Fluminense integrará, no mês de maio, uma série de ações em prol da universidade pública gratuita, inclusiva e de alta qualidade. Há uma ampla corrente de manifestação de solidariedade que envolve a comunidade interna e familiares, bem como a sociedade em geral, entidades civis, jornalistas, artistas e personalidades. Neste mês de maio, é hora de mostrar para a sociedade o impacto e o valor das atividades desenvolvidas nas universidades públicas. Para isso, contamos com a participação de todos!

Impactos dos projetos e serviços da UFF na sociedade

Estudantes de escolas do ensino fundamental visitando o evento de Agenda Acadêmica da UFF

O Ministério da Educação confirmou na noite de ontem o bloqueio global de 30% do orçamento de custeio das universidades federais. Caso se concretize, essa medida produzirá um impacto negativo profundo e duradouro na sociedade brasileira, em razão da contribuição fundamental das universidades para o desenvolvimento do país. A Universidade Federal Fluminense tem como preceitos básicos a excelência acadêmica, o impacto social, a inovação e a transferência de conhecimento para a sociedade.

UFF lança projeto de Divulgação Científica

Homem em laboratório de pesquisa

A Universidade Federal Fluminense lançou nesse mês de abril a Iniciativa Institucional de Divulgação Científica. O projeto elaborado pela Superintendência de Comunicação Social tem o objetivo de dar ampla comunicação a resultados de pesquisas científicas produzidas pelo corpo docente e discente da universidade. Diversas ações compõem o projeto, como: relacionamento com a imprensa, dicas para entrevistas, sistema de busca de especialistas para jornalistas, vídeos de bolsistas PIBIC e Faperj nas mídias sociais, entre outras.

Prefeitura e UFF celebram parceria para restauração do Cine Icaraí e finalização das obras do IACS

Reitor e Prefeito

A institucionalização da colaboração entre a Universidade Federal Fluminense e a Prefeitura Municipal de Niterói vai deixar um legado histórico na área de cultura, música, artes, comunicação e audiovisual para a cidade. Em reunião dia 11 de abril, o prefeito Rodrigo Neves e o reitor da UFF, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, anunciaram a restauração do Cinema Icaraí, aparelho cultural histórico da cidade, e a finalização dos prédios e laboratórios do Instituto de Artes e Comunicação Social (IACS).

Instituto Confúcio da UFF ministra curso gratuito de língua e cultura chinesa para o Ensino Médio

O curso terá três anos de duração

Uma turma do Ensino Médio do Colégio Universitário Geraldo Reis (Coluni) receberá curso gratuito de língua e cultura chinesa. Os adolescentes terão contato e poderão se aprofundar na fonética, gramática, utilização e leitura dos caracteres chineses, assim como conhecerão as festividades, comidas e tradições do país. O curso começou na última segunda-feira, 1º de abril, é optativo e possui três anos de duração. A disciplina é uma iniciativa da universidade, em parceria com o governo chinês pelo Instituto Confúcio.

Atualizações sobre ponto eletrônico e jornada de trabalho

Durante o primeiro semestre de 2019, estão sendo tomadas as medidas para obedecer à decisão judicial transitada em julgado sobre a implementação do ponto eletrônico na Universidade Federal Fluminense. A sentença da Ação Civil Pública nº 0004215-27.2012.4.02.5102 proferida pela Juíza da 4ª Vara Federal de Niterói Dra. Mariana Rodrigues Kelly e Sousa – e ratificada pelo Desembargador Federal Dr.

Novo Portal UFF está no ar

Tela do site da UFF

A Universidade Federal Fluminense completou a reformulação e a atualização do seu site oficial. As mudanças foram estudadas durante os últimos meses para melhorar os processos de comunicação com os diversos públicos da UFF. O novo portal traz mudanças estéticas e de disposição das informações, seguindo modelos de sucesso de outras universidades nacionais e internacionais. A grande novidade é a MinhaUFF, seção dedicada completamente ao público interno.

Reunião planeja preparativos para IV Festival de Cinema do BRICS

Festival de Cinema do BRICS será realizado pela primeira vez no Brasil.

Em 14 de março, a Universidade Federal Fluminense recebeu representantes do Ministério da Cidadania, Fundação Nacional das Artes (Funarte), Agência Nacional do Cinema (Ancine), Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) e Prefeitura de Niterói para planejar detalhes do IV Festival de Cinema do BRICS. O evento internacional será organizado pela UFF em parceria com a Secretaria Especial da Cultura, com aporte de R$ 2 milhões de reais.

Metade dos ingressantes na UFF passou por comissões especializadas de verificação

A Comissão de Aferição de Autodeclaração de Cor/Etnia busca tornar o processo de ingresso na universidade mais inclusivo

Na edição do SiSU 2019/1, mais de 2500 estudantes que optaram por uma das modalidades de ação afirmativa de ingresso na Universidade Federal Fluminense passaram pelas comissões de verificação. A universidade é uma das pioneiras do Brasil em institucionalizar, dar transparência e definir critérios objetivos para a aplicação das políticas de cotas. São três comissões compostas para cada avaliação: socioeconômica, heteroidentificação e de pessoas com deficiência.

Mulheres, mães e pesquisadoras: edital científico da UFF pontua docentes que tiraram licença-maternidade

A pontuação extra no edital da UFF é uma forma de reconhecer um direito das mães.

Docentes que estiveram em licença-maternidade nos últimos dois anos terão direito a um bônus de cinco pontos na avaliação do currículo no edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) de 2019. A medida visa reconhecer o direito das professoras em função do afastamento legal das funções de pesquisa na universidade. Essa prerrogativa se aplica a todos aqueles que atendem a legislação, ou seja, gestantes, pais que adotam crianças e também casais homoafetivos.

Huap tem aumento de 63% no número de atendimentos assistenciais

Dentre outras melhorias, estão a conclusão da reforma de 72 consultórios ambulatoriais e a reativação de 38 leitos

Nos últimos dois anos, o Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap-UFF), sob a gestão compartilhada com a Ebserh, apresentou importantes avanços e conquistas. Foi concluída a reforma de 72 consultórios ambulatoriais e a reativação de 38 leitos que estavam desativados por falta de pessoal e estrutura adequada. Além disso, a climatização das enfermarias foi concluída e a reforma da maternidade e do Centro de Tratamento Intensivo (CTI) tem previsão de finalização ainda para 2019.

Matrículas abertas para cursos de língua e cultura chinesa na UFF

A China se consolidou nos últimos anos como principal parceiro comercial do Rio de Janeiro. Em 2018, as exportações para o país totalizaram 35,5% da balança estadual. A demanda por falantes de língua chinesa é crescente e um diferencial importante na carreira profissional. Pensando nessa nova realidade, a Universidade Federal Fluminense, em parceria com o governo chinês, abriu duas turmas de língua e cultura chinesa para o início no primeiro semestre de 2019 pelo Confucious Classroom.

Oficinas de desenvolvimento docente visam aprimorar metodologias de ensino

Grupo de professores em oficina realizada na UFF

Estimular e capacitar professores para que lecionem a partir de métodos contemporâneos que engajem os estudantes na solução de problemas práticos é essencial para a reorganização pedagógica da universidade. Pensando nisso, a UFF abriu duas oficinas de desenvolvimento docente para promover o conhecimento e a prática das novas tecnologias didáticas, como a aprendizagem ativa. As inscrições para oficinas estão abertas até dia 01 de março e podem ser realizadas pelo site.

Projeto Trote Cultural UFF completa 18 anos e a festa é dos calouros

O Projeto Trote Cultural UFF completa 18 anos em 2019 e, para comemorar esse marco, a equipe preparou uma ação inicial com muita surpresa para os ingressantes do 1º semestre.
De 25 a 27 de fevereiro, durante a matrícula presencial dos candidatos ingressantes pelas Ações Afirmativas – Cotas, haverá uma recepção especial para os presentes. A ação de recepção acontecerão no Pilotis do Bloco A, no Campus do Gragoatá.

UFF institucionaliza ações de colaboração científico-tecnológica com as Forças Armadas do Brasil

Equipe do Telessaúde

A Universidade Federal Fluminense instituiu uma assessoria especial para promover a cooperação com o Ministério da Defesa e as Forças Armadas do Brasil. A iniciativa tem o objetivo de institucionalizar e conceder transparência para as relações de desenvolvimento do conhecimento científico e da inovação tecnológica, fortalecendo o papel de inserção da universidade na sociedade.

SEI é reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente e ONU

Tablet com a logo do Sei na UFF

A implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) na Universidade Federal Fluminense foi um dos 125 projetos reconhecidos pelo Ministério do Meio Ambiente e a ONU Meio Ambiente como prática de excelência de sustentabilidade na administração pública. Com isso, o SEI compõe a seleta lista de iniciativas na Cartilha da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). Esse é um reconhecimento do caráter inovador do SEI em implantar agilidade, eficiência e transparência na universidade, contribuindo com a economia do uso de papel.

UFF oferece 5098 vagas para o SISU 2019.1 em nove cidades do Rio de Janeiro

Inscrições para o SISU estão abertas até 25 de janeiro

Nesta terça-feira, 22 de janeiro, começam as inscrições pelo site do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para disputa de uma vaga nas universidades federais. Nesta edição, a Universidade Federal Fluminense abriu 5.098 vagas em 122 cursos espalhados por nove cidades do Estado do Rio de Janeiro. No total, são 235.476 vagas em 129 universidades de todo o país. A seleção se encerra na sexta-feira (25).

Governador do Estado e secretariado visitam a UFF e enfatizam parcerias na agricultura familiar

Wilson Witzel empossou o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Eduardo Lopes no Teatro do Centro de Artes

No dia 16 de janeiro, quarta-feira, a Universidade Federal Fluminense sediou a solenidade de posse do novo secretário de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Eduardo Lopes. O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, doutorando em Ciência Política pela UFF, enfatizou a importância da cooperação entre o poder público e as universidades para o desenvolvimento de projetos científicos e soluções tecnológicas na agricultura.

Internet de alta velocidade beneficia 16 mil pessoas nos Campi de Expansão da UFF

Rede de fibra ótica aumenta velocidade em cinco vezes em oito unidades da universidade

Durante os cursos de verão e na volta às aulas, estudantes da Universidade Federal Fluminense de Angra dos Reis e Santo Antônio de Pádua, vão encontrar aumento substancial de até cinco vezes na internet dos campi de expansão. Por meio da adesão ao Programa Veredas Novas, a UFF implementou redes de fibra ótica de baixo custo, passando a velocidade média de conexão de 20 para 100 MB/s. O projeto beneficia diretamente um total estimado de 16.500 pessoas, entre estudantes, professores e técnicos administrativos) das unidades.

Sispro: novo sistema de gestão economizará tempo e recursos para a UFF

O Sispro possibilitará maior celeridade nos processos e redução de custos.

Em evento realizado no dia 09 de janeiro de 2019, no auditório da Fundação Euclides da Cunha (FEC), foi apresentado à comunidade universitária o Sispro: um inovador sistema eletrônico para a gestão de projetos apoiados pela FEC, desenvolvido pela Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan) e a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da UFF, que visa agilizar a tramitação de projetos da instituição.

Em parceria com a Itália, UFF garante verba para a criação de serviço de saúde pioneiro no Brasil

A unidade de cuidados intermediários melhorará as condições de cuidado dos pacientes do sistema público de saúde.

A UFF sediou, nos dias 29 e 30 de novembro, o Seminário Internacional “Reformas Sanitárias Italiana e Brasileira: trajetórias e perspectivas”, no qual foi debatido o projeto de instalação de uma “unidade de cuidados intermediários” em Niterói, entre outras questões. A iniciativa se deu como parte de uma parceria entre a universidade, a Secretaria de Saúde da cidade e o Serviço Social Sanitário da região de Emilia Romagna, em Bolonha (Itália) e acarretará na captação de uma verba de oitenta mil euros derivada do acordo de cooperação entre os países.

Campus da UFF em Santo Antônio de Pádua recebe terrenos doados pela Prefeitura

Campus de Santo Antônio de Pádua

O campus universitário da UFF localizado no município de Santo Antônio de Pádua (RJ) recebeu da prefeitura três terrenos, que somam 32 mil m², onde futuramente serão construídas novas instalações da universidade. Em agosto, o reitor Antonio Claudio da Nóbrega se reuniu com o prefeito Josias Quintal de Oliveira e a partir de então todo o processo foi deflagrado, culminando na doação definitiva da área.

Cerimônia de posse do novo reitor da UFF se transforma em uma grande homenagem à universidade pública

Reitor Antonio Claudio da Nóbrega e vice-reitor Fábio Passos

O dia 6 de dezembro de 2018 foi histórico para a UFF. Em uma noite emocionante, a universidade celebrou com toda a comunidade a chegada de um novo ciclo de sua gestão, com a transmissão do cargo de reitor para Antonio Claudio Lucas da Nóbrega e o vice Fabio Barboza Passos. A cerimônia ocorreu após a assinatura do termo de posse no Ministério da Educação, em Brasília, no dia 27 de novembro.

Grupo Tordesilhas: UFF preside rede internacional de universidades

XIX Reunião Anual de Reitores do Grupo Tordesilhas

Entre os dias 11 e 13 de novembro, a Universidade de Granada foi sede da XIX Reunião Anual de Reitores do Grupo Tordesilhas, uma rede acadêmica que agrega universidades do Brasil, Espanha e Portugal com o objetivo de promover entre seus membros a cooperação multilateral nas áreas de educação, ciência, tecnologia e inovação. Na ocasião, o ex-reitor Sidney Mello foi eleito presidente da entidade.

Antonio Claudio é empossado no Ministério da Educação

Cerimônia de posse dos novos reitor e vice-reitor

No dia 27 de novembro de 2018, o novo reitor da Universidade Federal Fluminense, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, assinou o termo de posse para seu mandato do próximo quadriênio (2018-2022). A cerimônia oficial no Ministério da Educação foi uma celebração da escolha da comunidade interna da UFF, que elegeu Antonio Claudio como reitor e Fabio Passos como vice-reitor.

UFF abre concurso com 190 vagas para diversas áreas

Reitoria da UFF

Na busca pela ampliação e renovação de seus quadros técnicos, a UFF publicou, no último dia 13 de novembro, o Edital nº 216. As inscrições para o novo concurso público estarão abertas a partir de 17 de janeiro de 2019 e se estenderão até 11 de fevereiro. Os cargos e as áreas de atuação estarão distribuídos pelos municípios em que a UFF está presente, como Angra dos Reis, Campos dos Goytacazes, Macaé, Niterói, Nova Friburgo, Petrópolis, Rio das Ostras, Santo Antônio de Pádua e Volta Redonda.

UFF inaugura mais quatro programas de doutorado

Campus do Gragoatá

Faltando dois meses para o fim do ano, a UFF, através da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Inovação (Proppi) anunciou a abertura de mais quatro novos programas de doutorado na universidade. Trata-se dos cursos de Sociologia, Mídia e Cotidiano, Filosofia e Ciências, Tecnologias e Inclusão. A notícia foi divulgada após a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) avaliar os respectivos programas de mestrado com nota 4, condição necessária para a solicitação de abertura para doutorado.

Programa de Qualificação Institucional da UFF valoriza técnicos e professores

Premiação Servidor Emérito 2018

A carreira de um servidor técnico ou docente da Administração Federal não é sinônimo de burocracia, marasmo e papelada; ao contrário, é dinâmica, criativa e está em constante transformação. E na UFF não é diferente! Quando um servidor inicia sua trajetória na universidade, ele tem acesso a vários projetos e ações institucionais que proporcionam crescimento profissional, pessoal e intelectual.

Prêmio de Excelência Científica da UFF destaca pesquisas de sua comunidade

Pesquisas da UFF recebem destaque

Como forma de estimular a busca pela excelência na pós-graduação, reconhecer o mérito científico dos membros da comunidade acadêmica e os melhores projetos de inovação, a Universidade Federal Fluminense, por meio de sua Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi), realizará sua tradicional cerimônia para entrega dos Prêmios de Excelência 2018, no dia 06 de novembro de 2018, às 10h, no auditório do Núcleo de Estudos em Biomassa e Gerenciamento de Águas - NAB/UFF.

UFF realiza semana dedicada aos seus servidores

Semana do Servidor promove integração na UFF

De 29 de outubro a 1 de novembro, ocorre na UFF a 1ª Semana do Servidor. Serão 4 dias dedicados aos técnicos administrativos, aos docentes e aos servidores terceirizados, que juntos formam um pilar fundamental da universidade. Organizado em uma ação integrada entre todas as áreas da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe), o evento comemora o Dia do Servidor Público Federal - que acontece dia 28 de outubro. Nos dias 30 e 31 serão realizadas, respectivamente, a 1ª Mostra de Talentos e a tradicional Premiação do Servidor Emérito, no Centro de Artes da UFF.

Professores da UFF são premiados com a Ordem Nacional do Mérito Científico

Medalhas da Ordem Nacional do Mérito Científico

Os docentes Maria Domingues Vargas, do Departamento de Química Inorgânica, e Celso da Cruz Carneiro Ribeiro, do Departamento de Ciência da Computação, receberam a Ordem Nacional do Mérito Científico na última quarta-feira, 17 de outubro. O evento, realizado no Palácio do Planalto, tem por finalidade homenagear personalidades nacionais e estrangeiras que se distinguiram por suas relevantes contribuições prestadas à Ciência, à Tecnologia e à Inovação no Brasil.

UFF oferece ao público programa voltado à qualidade de vida do idoso

Giba Maria cantando

Em meio a um contingente populacional no país de quase 208 milhões de pessoas, os idosos somam 30 milhões. Mesmo assim, quase não os vemos. Com seus cabelos brancos, passos lentos e olhares demorados para o horizonte, eles passam muitas vezes despercebidos, desafiando nosso modo de viver, baseado no cultivo de uma juventude eterna e em uma hiperaceleração do tempo.

UFF fecha acordo com Enel e coloca em funcionamento novo prédio do Instituto Biomédico

Volta da energia da reitoria, em Niterói, e energização do prédio do Serviço de Psicologia Aplicada, em Campos, foram outras conquistas da universidade

A UFF e a concessionária de energia Enel fecharam um acordo para a energização dos novos prédios do Instituto Biomédico, localizado em Niterói, e do Serviço de Psicologia Aplicada, em Campos, além da volta do fornecimento da energia da reitoria. Foi anunciada também uma parceria entre a universidade e a concessionária em projetos que visam à eficiência energética. “Nada melhor do que começar o ano de 2018 com o funcionamento do nosso novo Instituto Biomédico, inaugurado em 2014, mas que não estava operando porque faltava energizar o prédio.

Manifestação de solidariedade à UFF pelo corte de energia desleal

Cumprindo nosso papel de gestores das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), manifestamos publicamente nosso apoio e solidariedade à Universidade Federal Fluminense (UFF) pelo desligamento abrupto, feito pela Enel, da energia do seu prédio de administração central. Com consternação e preocupação, recebemos a informação da interrupção do fornecimento de serviços básicos da universidade, ato descompromissado que atinge mais de 60 mil pessoas.

Emendas parlamentares asseguram mais verbas para a UFF

Plenário da Câmara de Deputados

O Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2017 (Ploa), aprovado pelo Congresso Nacional em dezembro passado, exigiu que a UFF colocasse em prática alternativas para garantir a continuidade dos investimentos: intensificar os diálogos com deputados e senadores com o objetivo de obter mais recursos para a universidade, por meio de emendas parlamentares, bem como garantir seu uso transparente e eficiente.

Carta aberta da Reitoria da UFF esclarece a situação do Hospital Universitário Antônio Pedro

Os hospitais universitários são unidades fundamentais para a formação de profissionais, atendimento à população e desenvolvimento da área da saúde no país. Em Niterói, a história da saúde pública se confunde com a história do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP) que, após anos fechado, em 1964 foi cedido pela Prefeitura para a UFF, iniciando uma história marcada por serviços de qualidade prestados pela unidade à população do leste metropolitano.

Páginas